fbpx

Coelba e UNICEF premiam jovens: um é conquistense

Cinco adolescentes de Ibiquera, dois de Itarantim e um de Cordeiros, um de Vitória da Conquista e um de Mirangaba foram os premiados do Jogo Se Liga, game on-line que usa abordagem lúdica e colaborativa para facilitar e aprofundar o conhecimento sobre conteúdos de segurança e eficiência energética. A premiação promovida pela Coelba e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aconteceu ontem, em Salvador e marcou também os bons resultados fruto da parceria entre as duas empresas, firmada de junho de 2014 a junho de 2015.

Neste período, cerca de 500 crianças, adolescentes e adultos foram transformados em multiplicadores dos conteúdos práticos de segurança no uso da energia e de eficiência energética.  Essas pessoas pertencem aos 196 municípios do Semiárido baiano que fazem parte do Programa Selo UNICEF Município Aprovado. Neste período, também foram doadas 14.920 lâmpadas eficientes (LED e FLC).

Além dos 10 adolescentes, também foram premiados os 10 NUCA (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes) que mais se destacaram no Jogo. Foram eles, em ordem de classificação: Ibiquera, Itarantim, Marcionílio Souza, Feira de Santana, Uauá, Pindobaçu, Vitória da Conquista, Sátiro Dias, Riachão do Jacuípe e Ibiassucê.

O Jogo – O Jogo Se Liga (www.jogoseliga.com.br) é um “game” colaborativo que visa estimular uma competição saudável entre os NUCAS dos municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovado, para facilitar e aprofundar o conhecimento dos jovens quanto ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. O objetivo principal do jogo é o desenvolvimento sustentável de uma cidade virtual que representa os jogadores de cada município participante. Para gerar os créditos necessários para a evolução da cidade virtual, os jogadores precisam cumprir os desafios lançados, que são validados por pedagogas.

Selo UNICEF Município Aprovado – A formação de NUCAs é uma das atividades obrigatórias de todo município interessado em obter o Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa tem como meta a garantia de direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido, que são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto em suas vidas. Na Bahia, 196 município se inscreveram para a edição atual do Selo, agrupados em 4 polos geográficos de atendimento: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Barreiras.

No Semiárido brasileiro vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do Governo Federal). Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoveu ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Dos 585 municípios do Semiárido destes três Estados, 459 participam do Selo UNICEF. Nessas áreas vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.