Com bolsas para artistas e jornalistas, Edital Conexão Oceano recebe inscrições até 20 de abril
Iniciativa da Fundação Grupo Boticário em cooperação com a UNESCO e o Museu do Amanhã distribuirá até cinco bolsas de R$ 10 mil para jornalistas e até cinco bolsas de R$ 10 mil para artistas, com apoio extra para a execução das obras
Inscrições de propostas de todo o Brasil podem ser feitas por meio de formulário online em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUMY4mmSmVIQR3O_zE4rlWqnvLy9Wui-_P6LBna0VsDceRtg/viewform
A quinta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, que dará apoio financeiro para a produção de pautas jornalísticas e projetos de arte, recebe inscrições até o próximo dia 20 de abril.
Com o tema Arte e Oceano, a iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em cooperação com a UNESCO e o Museu do Amanhã, apoiará produções jornalísticas e artísticas de todo o Brasil que retratem a conservação do oceano e a sua relação com manifestações artísticas.
Novidade desta edição, a categoria Arte distribuirá até cinco bolsas de R$ 10 mil cada para artistas, além de um valor adicional de até R$ 14 mil para a produção dos trabalhos selecionados. Na categoria Jornalista, até cinco projetos de reportagem serão selecionados para receber bolsas no valor de R$ 10 mil cada. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online, disponível no site da Fundação Grupo Boticário.
“A exemplo das edições anteriores, nossa intenção é estimular a produção de conteúdo jornalístico qualificado, ampliando debates sobre os desafios da conservação e uso sustentável do oceano em diferentes temáticas, aproximando o cuidado com o oceano de públicos diversos. Neste ano, além das reportagens, apoiaremos a produção de obras de arte originais que também sensibilizem, conscientizem e engajem a sociedade a favor do conhecimento e da conservação dos mares”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, instituição que completa 35 anos em 2025 voltada à conservação da natureza brasileira.
Oportunidade para artistas
Na categoria Arte, artistas poderão receber apoio para a produção de obras inéditas que abordem, de maneira envolvente e significativa, o oceano e os ambientes marinhos e os desafios de conservação que os envolvem. É preciso comprovar atuação regular há pelo menos dois anos, apresentando currículo e portfólio e a inscrição é individual.
As obras poderão ser criadas com diferentes técnicas, como escultura, pintura, grafite, gravura, desenho, obras digitais, entre outros formatos e técnicas. As propostas selecionadas poderão ter a oportunidade de serem expostas nas áreas externas do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, como parte de sua programação.
Conteúdo jornalístico
Na categoria Jornalista, serão aceitas propostas de pautas que explorem como as expressões artísticas podem estimular o engajamento social em prol da conservação do oceano ou que mostrem como a conservação marinha pode influenciar a arte. Jornalistas formados ou profissionais que comprovem atuação regular na área há pelo menos dois anos podem pleitear as bolsas-reportagem, sem necessidade de ser especializado ou fazer cobertura ambiental.
A inscrição das propostas deve incluir uma carta de anuência de um veículo de comunicação, garantindo a publicação do material jornalístico produzido com o apoio financeiro. As reportagens ou séries de reportagens podem ser publicadas em veículos impressos, portais, podcasts, sites, rádios ou emissoras de TV.
Década do Oceano
O Edital Conexão Oceano está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano (2021-2030), que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares.
SERVIÇO
Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental
Inscrições: até 20 de abril, no formulário disponível no site da Fundação Grupo Boticário.
Mais informações: Leia o regulamento do edital aqui e acesse uma live para tirar dúvidas sobre o edital disponível no canal da Fundação Grupo Boticário no Youtube.
Categoria Jornalista: voltada a jornalistas e profissionais da imprensa com atuação regular comprovada de pelo menos dois anos
Valor da bolsa: até cinco bolsas de R$ 10 mil cada
Categoria Arte: voltada a artistas com atuação comprovada de pelo menos dois anos
Valor da bolsa: até cinco bolsas de R$ 10 mil cada, mais até R$ 14 mil para a produção da obra
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 35 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas naturais de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
Sobre a UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura contribui para a paz e a segurança, liderando a cooperação multilateral nas áreas de educação, ciências, cultura, comunicação e informação. Com 194 Estados-membros, a UNESCO tem mais de 2,3 mil funcionários e coordena uma rede de mais de 2 mil sítios culturais e naturais protegidos. Com sede em Paris e escritórios em 54 países, a Organização tem Audrey Azoulay como diretora-geral. “Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que as defesas da paz devem ser construídas” – Constituição da UNESCO, 1945.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é um museu de ciências, atravessado pelas transformações do tempo, a partir das interações entre a humanidade e o planeta. Projetado pelo arquiteto Santiago Calatrava e situado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, o Museu não se propõe a ser um repositório de objetos, mas um espaço dinâmico de conhecimento, onde ciência, filosofia e arte se entrelaçam para construir perguntas fundamentais sobre o tempo em que vivemos e mundo que habitamos. Os museus não são neutros. São construções sociais, espaços de disputa de narrativas e lugares onde a imaginação política do presente se projeta no porvir. No Museu do Amanhã, a função museológica não é apenas conservar, mas ativar. Ativar reflexões, tensionar certezas, provocar desvios no olhar, deslocar discursos cristalizados e propor novas formas de ver e habitar o mundo. Neste sentido, a arte atravessa e tensiona a experiência museológica. Não como ilustração, mas como gesto epistemológico, como exercício de linguagem e imaginação crítica. A arte que buscamos abrigar não é contemplativa, mas insurgente. Ela é matéria de fissura e de fabulação, capaz de abrir frestas na ordem do visível e engendrar outros modos de existência. Criamos exposições, ações e programações cujas poéticas dialoguem com as urgências do nosso tempo e com os desafios de pensar futuros. Não um futuro linear, redentor ou inevitável, mas um campo de forças e possibilidades, um território em disputa, que exige ação e invenção no presente.
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Tamer Comunicação
Jessica Orlandi//Luciano Fontes//Direção de Núcleo: Ana Claudia Bellintane