Com ocorrências nas zonas rural e urbana, chuvas intensas e ventos fortes persistem na região
Com as chuvas da noite de ontem (14) e desta madrugada (15), Vitória da Conquista tem uma média acumulada de 180,50 mm no período de 11 de janeiro até as 3h30 desta quarta-feira.
Os pluviométricos instalados em cinco pontos da cidade registraram uma média de 18,89 mm em uma hora, conforme dados do Cemaden.
As equipes da Prefeitura de Vitória da Conquista, sob a coordenação do Comitê de Crise, acompanharam a situação durante toda a madrugada e estão em campo visitando pontos mais críticos na cidade e na Zona Rural desde 5h.
A região mais atingida até o momento é a do distrito de José Gonçalves.
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR) está na estrada da Pedra Branca, na região de José Gonçalves, para monitorar os estragos e resolver a situação.
Uma equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social estão no povoado de Xavier, onde há ocorrência de novas casas alagadas.
A ação em Xavier conta com o apoio da Guarda Municipal.
Em Dantelândia, após chuvas da madrugada, houve novo alagamento na Rua Manoel Xavier.
Há carros atolados na saída de José Gonçalves, sentido Roseira, por conta de uma obra do Governo do Estado.
Outras estradas que estão danificadas e requerem atenção são: a ladeira próxima a Itapirema, Poço Verde/Corta Lote, na região de Inhobim, povoado Baixão 2, na região de Bate-Pé, estrada principal que liga Pradoso a Bate-Pé, que ainda continua interditada.
A SMDR aguarda a estiagem para realizar intervenções em alguns locais cujo acesso é mais complicado e os riscos à segurança dos trabalhadores são maiores.
Além disso, o patrolamento nesse momento pode agravar os atolamentos.
Nesta manhã, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) já vistoriaram as seguintes áreas de riscos: avenidas Central (Comveima), Francisco Sabino e Juscelino Kubitscheck (Vila América), Caracas (Jurema), além do Canal do Santa Cecília e bacia de detenção do Panorama.
Houve também afundamento de pavimento asfáltico no loteamento Bateias e problema em uma rua no bairro Primavera, próximo ao Condomínio Parque da Vitória, proveniente de intervenção realizada pela Embasa.
A equipe se deslocou para atender aos chamados nesses dois locais.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o Simtrans realiza o patrulhamento em diversas vias e não há mais ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas horas.