fbpx

Tráfico: Polícia Federal realiza operação em Conquista

Desde o início das investigações foram apreendidos  (Foto: Divulgação / PF)

Desde o início das investigações foram apreendidos 127 kg de cocaína, 38 kg de haxixe e 412 kg de maconha (Foto: Divulgação / PF)
A Polícia Federal (PF) realiza uma operação para combater o tráfico de drogas em nove cidades paranaenses, na Bahia e no interior de São Paulo, desde a madrugada desta terça-feira (28). A operação batizada de ‘Professor Pardal’ foi deflagrada em Cascavel e o objetivo é desmantelar uma quadrilha que já era investigada desde o início do ano. Segundo a PF, desde que as investigações começaram, foram apreendidos 127 kg de cocaína, 38 kg de haxixe e 412 kg de maconha. A última apreensão foi realizada neste domingo (26).

No total, serão cumpridos 16 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Matelândia, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Santa Helena, Guaira, Vera Cruz do Oeste, Vitória da Conquista (BA) e Hortolândia (SP). Às 10h30 a PF informou que 15 pessoas haviam sido presas e um suspeito estava foragido no Paraguai.

O alvo do mandado de prisão expedido em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, já estava sob custódia da Justiça no presídio do município, segundo a PF. De acordo o titular da PF, delegado Vitor Menezes, ele foi preso sob suspeita de tráfico de drogas no dia 11 de junho, com 21 kg de cocaína. O homem foi ouvido dentro do presídio e continua à disposição da Justiça.

Ainda segundo a PF, todos os suspeitos enviavam drogas e utilizavam veículos previamente preparados para o transporte de entorpecentes a partir de Toledo e Foz do Iguaçu para diversos estados do país.

A operação leva o nome de “Professor Pardal”, em razão da grande engenhosidade empregada pelos investigados para criar fundos falsos nos veículos utilizados para o transporte de drogas. Em alguns dos casos, sistemas eletromecânicos de liberação e painéis dos automóveis utilizados eram acionados por botões pressionados simultaneamente, segundo a PF.