fbpx

Comitiva visita serviços de saúde de Vitória da Conquista

Durante visita a Vitória da Coquista, a comitiva de assessores do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/Aids e dos pontos focais distritais de HIV/Aids da Província de Gaza, em Moçambique, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de alguns serviços da Rede Municipal de Saúde. Entre eles, a Unidade de Saúde da Família de Capinal e o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV).

Vilma Cervantes, assessora da Área de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP

Segundo a assessora da Área de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, Vilma Cervantes, que coordena as atividades do grupo no Brasil, Vitória da Conquista possui uma experiência de combate ao HIV/Aids que é exemplo para todo Brasil. “Passamos uma semana em São Paulo trabalhando teoria, e esta semana deixamos para a vivência de práticas, com esta visita a Conquista e aos serviços de São Paulo”, explicou Vilma.

Após a oficina realizada na Escola de Formação de Saúde da Família, no turno da tarde, a comitiva foi à Unidade de Saúde de Família do distrito de Capinal, onde observaram como acontece o atendimento para população da zona rural. Na Província de Gaza, 75% das pessoas vivem na zona rural.

Rogério Paulo Moreira Nandene, coordenador do Núcleo Provincial de Combate à Aids

Para o coordenador do Núcleo Provincial de Combate à Aids, Rogério Paulo Moreira Nandene, ter conhecido a experiência de Conquista foi muito importante. “Aprendemos o máximo aqui para adaptarmos na nossa província e melhorar as nossas condições de saúde”, assegurou.

Referência no combate à aids– No CAAV, a equipe coordenada pela enfermeira Jaciara Mendes recepcionou os moçambicanos apresentando cada um dos espaços do serviço, que atende cerca de 700 pessoas de Vitória da Conquista e região, quem vivem com HIV/Aids. O Centro oferece atendimento médico, psicológico, de enfermagem, farmacêutico, Hospital Dia e Laboratório de CD4 e Carga Viral, que realiza por mês cerca de 350 testes de cada um desses exames.

Para a enfermeira Jaciara, a visita dos Moçambicanos propiciou ao serviço o reconhecimento pelo trabalho executado pela equipe e também uma troca de experiência. “Acredito que neste dia nós tivemos a oportunidade de conhecer uma realidade diferente da nossa e de contribuir de alguma forma para melhoria das condições de saúde em Moçambique”, salientou.

A comitiva também visitou a ONG Renascer, onde assistiram à palestra de Maristela Castro. A organização recebe pacientes que fazem tratamento no CAAV. A visita do grupo à cidade faz parte do Projeto de Fortalecimento das Capacidades do Núcleo Provincial de Combate à Aids para Resposta do HIV, na Província de Gaza, fruto do acordo entre a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o Governo da Província de Gaza (Moçambique).