Comoção mundial: incêndio provoca mais de 200 mortes no Sul
Incêndio provoca mais de 200 mortes em boate no Rio Grande do Sul
Corpo de Bombeiros termina resgate de corpos e confirma a morte de 245 pessoas durante festa universitária.
Fogo teria começado após uso irregular de sinalizador
Dilma e Tarso acertam envio de força-tarefa federal após incêndio no Sul
Mais: Tragédia de Santa Maria é destaque na imprensa internacional
Os bombeiros já controlaram o incêndio na casa, que está localizada na rua Andradas, número 1925, mas ainda faz o trabalho de rescaldo. Equipes no local dizem que a estrutura do prédio ficou destruída e corre risco de desabar. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas participavam da festa.
Após tragédia: Federação Gaúcha cancela rodada do estadual
Prefeitura de Santa Maria decreta luto oficial de 30 dias
“É preciso enfatizar que só temos estimativas, ainda não podemos confirmar nada, nem dar nomes”, disse o Sargento Artur Rigue, do corpo de bombeiros. A maior parte dos feridos está sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria. Ainda segundo o último balanço da corpotação, outras 48 pessoas estão hospitalizada. Não há informações sobre o estado de saúde dessas vítimas.
O número de vítimas fatais pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as pessoas que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento. Mais de cinco hospitais receberam jovens feridos.
Reconhecimento e lista de mortos
“Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço conjunto entre a Brigada Militar e os órgãos federais autuando para agiliar o final dos trabalhos”, disse o major. “O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos.”
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas foram levados para o ginásio do Centro Desportivo Municipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos foram transportados em caminhões e levados ao ginásio. O Hospital Universitário de Santa Maria já divulgou uma lista parcial de mortos, clique aqui para ver a relação.
Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. “Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multidão já está atrapalhando nosso trabalho”, instrui o major. “É melhor que os parentes se dirijam diretamente para os hospitais da cidade.”
A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os compromissos no país e antecipou o retorno ao Brasil. Dilma deve ir a Santa Maria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. “Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos superar mantendo a tristeza”, afirmou, emocionada. Segue a Nota Oficial distribuido pelo Palácio do Planalto:
Tragédia deve marcar vida universitária de Santa Maria
Entre vítimas de incêndio estão estudantes de pedagogia, veterinária, agronomia e outros cursos da UFSM
A tragédia atingiu principalmente jovens da faixa dos 18 aos 30 anos que frequentavam a boate, em um bairro de classe média de Santa Maria.
Na noite do incêndio, segundo o site da Boate Kiss, uma festa reuniria os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dos cursos de Pedagogia, Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Técnico em Alimentos e Técnico em Agronegócio.
Logo na manhã deste domingo, o site da UFSM anunciou que a instituição está de “luto” pela tragédia e convocou todos os seus psicólogos e assistentes sociais para comparecerem ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com o objetivo de prestar auxílio às vítimas.
Considerada uma das melhores do Rio Grande do Sul, a UFSM tem 27.299 estudantes.
Outros centros de ensino superior de Santa Maria são a Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), a Universidade Luterana do Brasil e a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).
Programação
No site da Boate Kiss consta que duas bandas se apresentariam na noite de sábado e madrugada de domingo: a “Gurizada Fandangueira” e a “Pimenta e seus Comparsas”, além de três DJs (DJ Bolinha, Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim).
A festa começaria às 23 horas e custaria R$15 por pessoa. Segundo bombeiros, o incêndio teria ocorrido entre 2h30 e 3h15 da madrugada.
O site da casa noturna também menciona outras festas universitárias realizadas no último ano para alunos de direito, medicina, odontologia, entre outros cursos – o que sugere que esse era um local bastante conhecido e frequentado pelos estudantes.