Comunidade reage e Prefeitura de Caetité reassume Unacon e Hospital neste domingo

Na última quarta-feira, 05, a comunidade de Caetité iniciou uma movimentação contra o fechamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, em Caetité.

A movimentação alcançou a Imprensa da região, causando repercussão nacional.

A prefeitura emitiu uma Nota de Esclarecimento no dia seguinte, e tomou as medidas necessárias para a solução do impasse.

Neste domingo (9), a Prefeitura de Caetité reassumiu a gestão do Hospital Municipal de Caetité, incluindo a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Estado acompanha cumprimento de decisão judicial para transição da gestão no Hospital Municipal de Caetité, incluindo a Unacon.

Portanto, após um período de instabilidade na prestação dos serviços sob responsabilidade da Fundação Terra Mãe, que administrava a unidade desde 2020.

A medida, respaldada por decisão judicial, visa garantir a continuidade da assistência à população e restabelecer a regularidade dos atendimentos.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), acompanha de perto essa transição.

Assim sendo prestando todo o suporte necessário ao município para que o processo ocorra de forma organizada, minimizando impacto para os pacientes oncológicos e demais usuários do hospital.

Além disso, a Sesab está garantindo retaguarda assistencial em suas unidades, assegurando que não haja descontinuidade nos atendimentos.

Com a retomada da gestão pelo município, a Prefeitura já contratou uma nova entidade para administrar a unidade, e a Sesab firmará um novo contrato de prestação de serviços especializados.

Apoio policial

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 94ª CIPM, acompanha, desde o início da manhã deste domingo (9), o cumprimento de mandado da retomada da gestão, pelo Município.

De acordo com a PMBA, a intervenção ocorreu de forma pacífica, e contou com o emprego estratégico de efetivo policial para garantir a segurança do local e assegurar a execução da ordem judicial.

É a seguinte a Nota de Esclarecimento emitida pela Prefeitura Municipal de Caetité em 06.02.2025:

CRESOL