Concurso incentiva cultura do empreendedorismo
Além de reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras, o edital promove a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores em ações de empreendedorismo e inovação, oferecendo o aporte de R$ 480 mil a propostas que, além de criativas, tenham potencial de mercado.
“Os projetos devem explorar novas ideias que representam pequenos benefícios – um produto, um serviço, um processo, um método ou um sistema que não existia anteriormente ou tenha alguma característica nova e diferente”, explica a diretora de Economia da Cultura da Secult, Carmen Lima.
As inovações podem se traduzir em aspectos como técnico (uso de materiais alternativos ou formas mais baratas de produção), de gestão ou produção (ferramentas administrativas ou de apoio à produção), de distribuição (novas plataformas e estruturas de acesso à produção cultural), entre outros.
Em 2014, atendendo a uma demanda da Secult, o edital incluiu a categoria ‘Inventores da Economia Criativa’. Para Carmen, “a inclusão dessa categoria dá um passo importante em nova direção, pois além dos tradicionais campos científicos, passa a compreender a importância do fomento à inventividade nos setores de patrimônio, expressões culturais, espetáculos artísticos, literatura, audiovisual, moda, design, e publicidade”. As inscrições podem ser feitas no site da Fapesb no link, onde o edital está disponível.