Concursos do Estado: 2.809 vagas
Concursos do Estado vão oferecer 2.809 vagas em diversas áreas
Os três primeiros editais trazem a oferta de 2.209 vagas, sendo que destas, duas mil são para soldado e bombeiro da PM; 179 para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); e 30 vagas para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). As demais 600 vagas que compõem a oferta total anunciada são para cargos da Polícia Civil, cujo concurso está em fase de contratação de empresa para sua execução. A previsão é que o edital seja divulgado até o final deste ano.
O concurso da Polícia Militar será executado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso da Sema/Inema conta com 139 vagas de nível superior e 40 para nível médio. Os aprovados irão atuar junto à Secretaria do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia ligada à Sema, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental. O certame da Sema será realizado pelo Cespe/UnB.
Já as 30 vagas do concurso da Seplan são para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais e todas de nível superior. Os candidatos aprovados irão atuar junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que é o órgão responsável por elaborar estudos e projetos, base de dados e informações estatísticas e geográficas do Estado, visando à formulação e avaliação de políticas públicas, planos e programas de desenvolvimento. O certame está a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
O concurso da Polícia Civil, que está em fase de contratação de empresa, ofertará o total de 600 vagas, distribuídas entre os cargos de delegado (100), investigador (400) e escrivão de polícia (100).