fbpx

Concursos públicos devem oferecer 47 mil vagas

Apesar de muitos afirmarem que em ano de eleições não são realizados concursos públicos, o calendário de seleções para 2014 está movimentado, com datas de provas já definidas e editais prestes a serem divulgados. Para se ter idéia a previsão é de 47 mil vagas em todo país, segundo o Ministério do Planejamento.

 Entre os concursos mais esperados do ano estão os da Caixa Econômica Federal, Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, Correios, Metrô, Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, Polícia Federal e Receita Federal.

Seis ministérios tiveram concursos autorizados pelo governo federal: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho e Emprego. No total, são esperadas mais de 6,5 mil vagas.

Como em 2014 haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito estadual e federal. Caso a homologação do concurso seja feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já em âmbito municipal as nomeações ocorrem sem restrições.