Conquista Criança realiza tradicional festa junina
O Programa Conquista Criança também realizou sua tradicional confraternização de festejos juninos. Durante as semanas que antecederam a atividade, os educandos do programa confeccionaram painéis e realizaram a ornamentação dos espaços, por meio de oficinas de artesanato e pintura, deixando o ambiente ainda mais receptivo e bonito para as famílias que prestigiaram a festividade.
O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, destacou o papel da equipe especializada que o Conquista Criança disponibiliza aos usuários. “O Conquista Criança é fundamental em nosso município, é um programa com forte inserção social, que trabalha o fortalecimento de vínculos. O serviço é benéfico não só pelo momento em que abriga as crianças aqui, mas também pela oferta de profissionais que podem, em determinadas circunstâncias, apoiar as famílias em situações de dificuldades relacionadas a seus filhos”, ressalta Miguel.
Segundo a gerente do Conquista Criança, Eslange Souza, a capacidade do programa está sendo ampliada, e os educadores se preparam para receber mais 50 jovens no próximo mês. “O programa procurar valorizar esta festa tradicional e o que ela representa para nossa região. O propósito é de resgate da cultura popular regional, valorizando a diversidade de manifestações folclóricas, e dos hábitos e costumes do nosso povo, não só através da festa em si, mas também com ações diversificadas, como as que eles participaram durante a semana”, revela.
Para a dona de casa Cristina Santos, que tem dois filhos no Conquista Criança, o programa contribui na educação e formação de seus filhos. “Eu acho positivo as atividades que eles participam, são bem tratados aqui, então só tenho que agradecer aos educadores”, disse.
Ainda na ocasião, a tradicional quadrilha junina da Escola Municipal São Cristovão, parceira do programa, realizou uma entusiasmada apresentação. O evento contou ainda com comidas típicas juninas que foram servidas para as famílias, com os educandos e os educadores do programa, que prestigiaram também a quadrilha do grupo dos Curumins, ligado ao Conquista Criança.
Serviços – O programa atende crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos de 48 bairros do município de Vitória da Conquista, em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, cerca de 500 crianças e adolescentes recebem assistência e nos últimos três anos foram atendidos 17.732 meninos e meninas em situação de risco.