Conquista tem serviços pioneiros de assistência social
O Governo Municipal tem demonstrado a cada dia o compromisso em oferecer à comunidade serviços de assistência social, que contemplem desde a básica até a alta complexidade. Desde 2011, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem sido pioneira nessa área, com a implantação dos centros de referência especializados em assistência social para a população em situação de rua (Creas Pop Adulto e Creas Pop Criança e Adolescente) e o Acolhendo e Cuidando.
Primeiro serviço específico para esse público a ser instalado no Brasil, o Creas Pop Criança e Adolescente tem como objetivo trabalhar com o público infanto-juvenil que vivem pelas ruas da cidade, por meio de oficinas profissionalizantes e atendimento psicossocial, na possibilidade da reintegração familiar.
Já o Creas Pop Adulto, por meio de uma abordagem social, visa realizar uma busca ativa, identificando quem são essas crianças e adolescentes, de onde são e porque estão nas ruas. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de profissionais da área de Serviço Social, Psicologia e por educadores do programa.
Além disso, são oferecidos aos usuários cursos profissionalizantes de corte e costura, pintor, pedreiro, mecânico, eletricista, porteiro, recepcionista, cuidador de idosos, entre outros, por meio das parcerias estabelecidas com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As instalações do programa são formadas por espaços recreativos, de convivência e cantina, que servem como abrigo em tempo integral para crianças e adolescentes. “Aqui eles encontram um abrigo seguro, alimentação adequada e outras atividades que resgatam o adolescente para a sociedade e a família”, disse o coordenador do Acolhendo e Cuidando, Ualy Castro.
Capacitação – O Governo Municipal, além de investir nos serviços socioassistenciais, prioriza a formação para os agentes sociais no enfrentamento da situação de rua, de maneira sistêmica e interligada. Em abril deste ano, esses profissionais participaram de duas formações.