Conselho Curador da Fundação Esaú Matos tem representante da comunidade
Em 12 de dezembro de 2011, foi sancionada a Lei nº 1.785, que autoriza o Governo Municipal a criar a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, visando melhorar ainda mais o funcionamento do Hospital Esaú Matos e do Laboratório Central Municipal. Antes de ser sancionado, o projeto passou por quatro sessões ordinárias e duas sessões especiais na Câmara Municipal, sendo aprovado pelo Poder Legislativo no dia 23 de novembro. Além disso, a proposta recebeu uma Moção de Aplauso, aprovada pelos delegados da 7ª Conferência Municipal de Saúde.
A Fundação será composta pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Curador. Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, convoca os representantes de entidades da sociedade civil, que tiverem interesse em participar do conselho, a comparecer no dia 03 de fevereiro, às 17h, na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente. Na reunião, será apresentada a Lei nº 1.785, com destaque para as atribuições do Conselho Curador da Fundação. Além disso, será realizado o cadastramento e a inscrição dos representantes interessados em disputar a eleição para compor o conselho. O dia, horário e local da eleição também serão definidos durante o encontro.
Confira aqui o edital de convocação. Saiba como voce pode participar!
Saiba mais – Com a criação da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, todos os serviços do Hospital Esaú Matos continuarão sendo gratuitos e poderão melhorar ainda mais, pois o novo modelo administrativo é mais flexível e autônomo. Não se trata de privatização, pois como o próprio nome expressa, as fundações estatais fazem parte da administração indireta. Quando são extintas, o patrimônio das fundações estatais é revertido para o Município. Sua atividade financeira é também controlada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, como acontece com todo ente público.
A mudança visa tornar o funcionamento e a gestão do hospital mais eficientes para que o Esaú Matos, único hospital materno-infantil público do interior da Bahia que conta com uma UTI – neonatal, banco de leite humano e outros serviços especializados desde 2001, continue construindo sua história de excelência e salvando vidas.