Conselho Tutelar empossa conselheiros
Representantes eleitos pela população tomam posse no Conselho Tutelar
Tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 28, 15 novos conselheiros tutelares que atuarão na instituição durante o biênio 2013-2015. A cerimônia de posse, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, contou com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; da Promotoria da Infância e Juventude, entre outros representantes públicos.
Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes relembrou a luta histórica do município para construir uma estrutura de proteção às crianças e aos adolescentes. “O Conselho Tutelar, a partir de sua luta, passou a ser respeitado pela sociedade conquistense e hoje nós passamos de apenas um para três conselhos tutelares. Eu sei que é um trabalho difícil e que muitas vezes entristece, pela violência contra crianças e adolescentes, mas vocês não estão sozinhos. Vocês terão uma rede socioassistencial ao seu lado, com todos os Cras, Creas, os professores e as equipes de saúde da família”, disse aos conselheiros.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, ressaltou que a secretaria continua à disposição do Conselho Tutelar. “O conselho tutelar tem sua autonomia, mas nós da secretaria precisamos ter uma relação a mais estreita possível. Trabalharemos em sintonia para dar à sociedade as respostas de que ela precisa. Estaremos juntos constantemente para resolver questões difíceis, mas necessárias”. O secretário parabenizou o Comdica pelo trabalho eficiente na coordenação do processo de eleição dos novos conselheiros tutelares.
A presidente do Comdica, Lenira Figueiredo, agradeceu o apoio recebido do Governo Municipal, da Vara da Criança e da Juventude, da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb) e dos próprios conselhos tutelares, para a realização da eleição da nova equipe. Lenira expressou sua alegria pela lisura e correção do processo de eleição e porque todas as etapas foram cumpridas em tempo hábil. “Eu fico também satisfeita porque, em um domingo chuvoso, nós tivemos mais de 5 mil eleitores”.
A conselheira eleita, Letícia Prado Souza, se disse empenhada para o trabalho que começa na próxima segunda-feira, 1º. “Eu trabalhei muito tempo como voluntária, mas eu tinha interesse de ser mais atuante”, justifica seu interesse em integrar o Conselho Tutelar. “Eu já tenho muitos projetos em mente. Nós estudamos muito durante o processo de eleição e eu continuo estudando”,