Conselhos Tutelares implantam Sistema de Informações para Infância e Adolescência
Um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e a defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Assim é o Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia) que os Conselhos Tutelares de Vitória da Conquista implantaram.
“Com esse sistema, Vitória da Conquista está online para todo o Brasil e para os órgãos públicos que têm acesso a ele, com todas as informações de violações de direitos da criança e do adolescente no município”, contou o conselheiro da zona leste, Antônio Ferreira, durante reunião com o prefeito Guilherme Menezes, nesta quinta-feira, 5.
Na ocasião, o gestor municipal falou da importância do trabalho desenvolvido pelos três conselhos tutelares da cidade – leste, oeste e rural. “O trabalho do Conselho é fantástico. No início, quando da implantação do conselho, as demais entidades não entendiam bem o trabalho dos conselheiros. Mas, ao longo desses anos, vocês conquistaram uma relação de respeito”, salientou.
Ainda durante o encontro, o prefeito falou também de um importante equipamento que a Administração Municipal está construindo e que somará com a política socioassistencial da cidade. Trata-se do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que integrará diversos órgãos, como o próprio Conselho Tutelar, a Vara da Infância e da Juventude, entre outros. Esses equipamentos são fundamentais para o trabalho do Conselho Tutelar. “O Conselho Tutelar trabalha em parceria com os serviços públicos na defesa dos direitos da criança e do adolescente, porque quando o direito é violado, o Conselho encaminha os pais para que sejam acompanhados pelos Creas, Cras, postos de saúde. Essa parceria é fundamental”, concluiu.