fbpx

Coordenação Municipal da Juventude prepara ações para 2024 e mantém mapeamento de organizações de jovens

Grupos de jovens participaram da Conferência Municipal da Juventude, em 2023. Texto e imagem: Secom PMVC

A Coordenação Municipal da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), já preparou uma série de atividades para pôr em prática em 2024.

Uma delas é o Fórum Municipal da Juventude Rural, por meio do qual a equipe pretende compreender quais são as prioridades eleitas por esse segmento da população e, a partir disso, seguir para a realização de políticas públicas direcionadas aos jovens que vivem no interior do município.

Outro projeto já elaborado é o programa Jovens Empreendedores, dedicado a pessoas dessa faixa etária e que estão abrindo e desenvolvendo seu próprio negócio. “Vamos fazer feiras itinerantes com esses empreendedores”, antecipa o coordenador municipal da Juventude, Anderson Rocha.

Investindo em outra área, a Coordenação vai desenvolver também o projeto Lamparina, cujo foco será a promoção de debates sobre a saúde mental dos jovens, nas instituições de que eles participam. “Aonde a juventude estiver aglomerada e mobilizada, nós vamos levar esse debate, inclusive ofertando também o acompanhamento psicológico para aqueles que precisarem”, informa Anderson.

Além dessas três iniciativas, outras estão em fase de desenvolvimento, e serão divulgadas assim que estiverem concluídas. “A gente quer muito trabalhar com a sociedade civil organizada”, garante o coordenador municipal da Juventude.

Mapeamento

Para viabilizar esse trabalho social, a Coordenação Municipal da Juventude vem realizando, desde novembro de 2023, um mapeamento das organizações da sociedade civil que se dedicam a trabalhar com jovens entre 15 e 29 anos.

O principal objetivo dessa investigação é elaborar estudos e, a partir dos resultados, traçar estratégias para que o Governo Municipal atue em conjunto com essas organizações.

Já foi registrada a participação de associações de moradores, movimentos político-partidários, coletivos e instituições educacionais e religiosas.

O mapeamento continua em aberto e, para participar, a organização deve preencher um formulário disponível neste link.

A expectativa do Governo Municipal é que novas organizações se juntem para estabelecer parcerias. “Nosso objetivo é ver essas organizações, a forma como elas atuam nos territórios.

E a gente, enquanto Coordenação, propor alguma ação em conjunto”, explica Anderson.

Segundo ele, a partir do conhecimento sobre a forma de atuação dos vários grupos que forem sendo mapeados, novos projetos poderão compor um futuro plano de trabalho. “Se a gente quiser falar sobre a pauta do meio ambiente, a gente se junta com o movimento dos escoteiros e consegue envolver a comunidade naquela localidade”, exemplifica o coordenador. “Ou então, se tivermos uma pauta estudantil, podemos nos unir com os movimentos estudantis para fazer atividades. Se tivermos uma área da educação, como a oferta de cursos, as instituições que já oferecem esse serviço podem se juntar com a gente e fazer uma atividade de maior impacto”.

Coordenação está no CIDH

A Coordenação Municipal da Juventude funciona nas instalações do Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) – órgão que, há um ano, passou a funcionar em novo endereço, numa sede onde o público dispõe de mais conforto.

Lá, estão os setores da Prefeitura de Vitória da Conquista responsáveis por articular, planejar, coordenar, controlar, propor e executar as atividades da política pública para as áreas de direitos humanos e promoção da cidadania, em prol do desenvolvimento social do município.