fbpx

Copa Palmeiras Cup em Vitória da Conquista

Equipes de futebol do Projeto ‘Gente Grande’ participam de evento em Vitória da Conquista

De quinta (14) até sábado (16), alunos de futebol do Projeto Gente Grande estarão competindo na Copa Palmeiras Cup, evento que será realizado em Vitória da Conquista, pelo time paulista Sociedade Esportiva Palmeiras (divisão de base), com a coordenação da “Atividades Roberto Esportes”. O objetivo é descobrir novos talentos e selecionar atletas das categorias sub 12, 14 e 16. Os jogos começarão a partir das 9h, no Estádio Municipal Edvaldo Flores, e contarão com a presença de observadores técnicos do Palmeiras.

Essa é a primeira vez que a Bahia sedia o Palmeiras Cup. Serão 15 equipes, com até 18 atletas, disputando cada uma das categorias. Do Gente Grande terão representantes das categorias sub 14 e sub 16. Os dois times entram em campo – na fase classificatória – no primeiro dia, às 10h15 e 19h, respectivamente. As finais estão previstas para acontecer no sábado, a partir de 11h30.

De acordo com o coordenador do “Atividades”, Roberto Ferreira, além de Vitória da Conquista, outras três cidades serão sede do evento: Jacaraci, Paramirim e Cândido Sales, nos meses de maio, junho e julho, respectivamente. “A ideia do Palmeiras é selecionar atletas (uma equipe por categoria) para um período de sete dias, em São Paulo, no mês de agosto. Serão cinco dias de treinamento e dois dias em que eles vão jogar com os garotos da divisão de base. Os aprovados poderão negociar

O projeto

O Gente Grande é coordenado pelo Instituto Oficina da Cidadania (IOC) e atende gratuitamente a 800 crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, moradores da zona oeste de Vitória da Conquista. São oferecidas aulas de futebol, futsal, vôlei e atletismo e ginástica. As atividades acontecem duas vezes por semana, de acordo com a modalidade, no Colégio da Polícia Militar ou no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima.

O projeto conta com o apoio e supervisão do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e integra o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação do Governo, que tem por objetivo principal a promoção da paz social.

Além dele, outros 19 projetos vêm sendo executados na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Somados, os 20 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: Ascom/Sudesb