Copa Palmeiras Cup em Vitória da Conquista
Equipes de futebol do Projeto ‘Gente Grande’ participam de evento em Vitória da Conquista
Essa é a primeira vez que a Bahia sedia o Palmeiras Cup. Serão 15 equipes, com até 18 atletas, disputando cada uma das categorias. Do Gente Grande terão representantes das categorias sub 14 e sub 16. Os dois times entram em campo – na fase classificatória – no primeiro dia, às 10h15 e 19h, respectivamente. As finais estão previstas para acontecer no sábado, a partir de 11h30.
De acordo com o coordenador do “Atividades”, Roberto Ferreira, além de Vitória da Conquista, outras três cidades serão sede do evento: Jacaraci, Paramirim e Cândido Sales, nos meses de maio, junho e julho, respectivamente. “A ideia do Palmeiras é selecionar atletas (uma equipe por categoria) para um período de sete dias, em São Paulo, no mês de agosto. Serão cinco dias de treinamento e dois dias em que eles vão jogar com os garotos da divisão de base. Os aprovados poderão negociar
O projeto
O Gente Grande é coordenado pelo Instituto Oficina da Cidadania (IOC) e atende gratuitamente a 800 crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, moradores da zona oeste de Vitória da Conquista. São oferecidas aulas de futebol, futsal, vôlei e atletismo e ginástica. As atividades acontecem duas vezes por semana, de acordo com a modalidade, no Colégio da Polícia Militar ou no Centro Cultural Camilo de Jesus Lima.
O projeto conta com o apoio e supervisão do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e integra o conjunto de estratégias do programa Pacto pela Vida, uma ação do Governo, que tem por objetivo principal a promoção da paz social.
Além dele, outros 19 projetos vêm sendo executados na capital e no interior, atendendo a pessoas de diversas faixas etárias. Para implementar sua execução, a Sudesb conta com recursos próprios e também da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de aporte financeiro do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). Somados, os 20 projetos beneficiam a quase 20 mil pessoas, em um investimento de cerca de R$ 10 milhões. A durabilidade de cada convênio é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Fonte: Ascom/Sudesb