Curso de Fiscalização Ambiental
Teve início na manhã desta terça-feira, 11, no auditório da Escola de Formação em Saúde (Cemae), o curso de ‘Fiscalização Ambiental’. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), o curso faz parte do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar) e tem como objetivo proporcionar conhecimentos necessários aos profissionais que atuam.
Na ocasião, a representante da FLEM, Thaís Andrade, falou sobre o conteúdo do curso. “É um curso de fiscalização e busca dar instrumentos para que os representantes dos municípios possam atuar cada vez mais ativamente nessa atividade fiscalizatória. Eu iniciei o curso dando as bases jurídicas da fiscalização e nos dois últimos dias um engenheiro irá fornecer mais subsídios técnicos abordando assuntos como áreas de preservação permanente, unidades de preservação. Tudo isso com o foco em fiscalização”, disse.
Para a gerente de projetos da secretaria municipal de Meio Ambiente, Priscila Dantas, “A questão ambiental é muito mais ampla do que a gente pensa no cotidiano. Então, fazer cursos só soma a condição dos servidores de alcançarem as mudanças que o meio ambiente vem sofrendo, o problema da degradação, o avanço do crescimento da cidade. A nossa expectativa é aprender um pouco mais acerca da legislação, da própria prática de fiscalização ambiental para poder melhorar a prestação de serviços para a comunidade”, disse.
A coordenadora do Aterro Municipal, Márcia Amorim, destacou a importância de se atualizar. “É muito importante você poder aprimorar e rever a legislação pertinente a questão ambiental e também a atualização dos conhecimentos porque as questões do meio ambiente estão em constantes mudanças por isso, temos que estar sempre atualizados”, afirmou.
O curso acontecerá até o dia 14. Também participam das atividades servidores de diversos municípios da região como Licínio de Almeida, Jacaraci, Brumado, Barra do Choça, Itapetinga, Jequié, Guanambi, Ibicoara e Cândido Sales.