Curso gratuito de prevenção de uso de drogas
Inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro; capacitação é oferecida pelos ministérios da Educação e da Justiça
Professores que atuam no ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais e estaduais podem se inscrever até o próximo dia 20 de janeiro na 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Trata-se de uma capacitação oferecida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em parceria com instituições de ensino superior.
O curso faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, e, no campo da prevenção, destina-se a promover uma capacitação para os profissionais das redes de educação. Estão sendo oferecidas 60 mil vagas em 15 estados brasileiros, inclusive a Bahia. “A drogadição é um assunto que deve ser inserido no conteúdo programático das escolas”, explica Tarcísia Castro Alves, coordenadora do comitê gestor “Crack, é possível vencer” em Vitória da Conquista. “É necessário que os professores compreendam a importância de aproximar os alunos dessa discussão”, complementa.
O curso começa no dia 17 de março e será totalmente gratuito. Para garantir sua participação, cada escola deverá ter de 5 a 10 educadores inscritos. A inscrição exige o CEP e o número INEP da unidade de ensino, e pode ser feita via internet, através do link http://educadores.senad.gov.br/inscricao.html. O endereço eletrônico contém todas as informações sobre o procedimento para que os professores possam participar, além de informações detalhadas sobre o curso.