fbpx

Defesa Civil do Estado alerta sobre os riscos de fortes chuvas nos próximos dias 

Os técnicos do órgão seguem em regime de plantão. 

A previsão do tempo sinaliza que, a partir deste sábado (23), até a próxima terça-feira (26), o estado da Bahia será atingido por fortes chuvas.

De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos e do Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Além disso, ventos intensos (60-100 km/h), cenário este que se tornará mais ameno a partir do próximo domingo (1/12), quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas.

Alerta laranja

Ainda assim, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, existe a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no extremo sul da Bahia.

A previsão indica elevados acumulados no decorrer do dia de amanhã (23), que podem acontecer na forma de pancadas de chuva de alta intensidade.

Portanto, neste cenário, existe o risco de deslizamento de terras, especialmente em encostas urbanas, e eventuais “quedas de barreira” às margens de rodovias.

No centro-sul e recôncavo baiano, considera-se moderada a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa.

A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isoladas de forte intensidade. 

Assim sendo, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil segue atenta e em regime de plantão, trocando informações com cada Defesa Civil municipal.

Havendo alguma demanda, poderá atender a população da melhor forma e com a maior brevidade possível. 

Orientações gerais

A Defesa Civil do Estado orienta que a população fique atenta às chuvas, evitando exposição aos riscos.

Pode haver queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Ascom/Sudec