Desenvolvimento para o Semiárido Baiano
A equipe do Governo Municipal de Vitória da Conquista recebe nessa segunda-feira, 30, a partir das 9 horas, representantes do Governo Estadual e Federal para a entrega de ações voltadas para o desenvolvimento do semiárido. Na oportunidade, os gestores participarão de uma série de discussões sobre as medidas de enfrentamento da seca no estado.
O encontro, realizado no Centro de Convenções Divaldo Franco, reunirá em torno de três mil pessoas e contará com a presença dos secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil), Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e César Lisboa (Relações Institucionais), além do superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/BA), Luiz Gugé, que estará representando o Governo Federal. O evento conta ainda com a presença de lideranças de aproximadamente 30 cidades do sudoeste baiano.
Na oportunidade, serão entregues aos municípios oito máquinas agrícolas, retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões caçamba, pás carregadeiras e que beneficiarão 31 municípios do Sudoeste baiano. Elas são resultado de um investimento superior a R$31 milhões.
Por meio do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião – Civalerg, e do Consórcio Intermunicipal do Sudoeste da Bahia, as máquinas circularão entre os municípios e vão contribuir com a construção de estradas vicinais, além de melhorar a infraestrutura hídrica, fortalecendo, principalmente, a agricultura familiar.
Mais ações – A programação também conta com a distribuição de 50 mil mudas de palma para o plantio adensado. As mudas serão utilizadas para a reserva de alimentação animal durante os períodos de seca. Também será entregue a regularização fundiária de terras, que beneficiará 208 agricultores da região.
Como parte das ações do Programa de Aquisição de Alimentos -PAA Alimentos, serão distribuídos 744 equipamentos, contemplando 14 centrais de aquisição e distribuição de alimentos, situadas nos territórios de identidade Vitória da Conquista e Chapada Diamantina.
Com informações da Ascom da Casa Civil do Governo do Estado da Bahia.