fbpx

Dilma inaugura via que vai desafogar trânsito em Salvador

Numa festa onde aconteceu homenagem ao operário Otávio Feliciano dos Santos que terminou roubando a cena, a presidente Dilma Rousseff acompanhada do governador Jaques Wagner, Ministro dos Transportes Cesar Borges, Prefeito ACM Neto e de outras autoridades, inaugurou a Via Expressa Baía de Todos os Santos. A obra é a maior intervenção viária de Salvador nos últimos 30 anos.

Uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder, a Via Expressa Baía de Todos os Santos tem 4,3 km de extensão. Sua estrutura é composta por três túneis, 14 viadutos, quatro passarelas (duas concluídas), ciclovia e dez faixas para veículos, sendo: quatro para veículos de carga; quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus.

A conclusão da obra diminui em 3,2 quilômetros o trajeto entre a BR 324 e o Porto de Salvador. O Deputado Federal Afonso Florence – PT-BA, quando esteve à frente da Sedur (2007/2010), foi quem assinou a ordem de serviço para a construção da via.

Em seu discurso, Wagner ressaltou que quando assumiu o governo, a obra tratava-se de um projeto pequeno com apenas quatro pistas para resolver o problema de transporte de carga pesada e hoje virou uma obra de magnitude. “Eu vejo que é um alívio para o baiano”, completa.  Já a presidente Dilma, descontraiu ao dizer que a Rótula do Abacaxi já pode ser chamada de Rótula do quiabo, pois o trânsito vai fluir sem problemas.

Dilma reafirmou também que a linha 1 do metrô vai chegar a Cajazeiras  e que vai ser implantada a linha do BRT, que vai ligar a Estação da Lapa ao Iguatemi. Para o Ministro Cesar Borges, o investimento de R$ 480 milhões, numa parceria do governo federal com o estadual proporcionou a conclusão da obra.

No evento, foram anunciadas outras intervenções no estado como a duplicação das rodovias federais: BR 116 – Norte, imediações de Serrinha; BR 101,de Sergipe a Feira de Santana; BR 235 de Sergipe a Juazeiro na Bahia; BR 135, trecho de Barreiras/São Desidério até a divisa com Minas Gerais.