Disque 100 registra 252 denúncias de intolerância religiosa
Número representa aumento de cerca de 70% em relação a 2014
O Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 252 denúncias relacionadas à discriminação religiosa ao longo de todo o ano passado. Se comparado a 2014, quando as demandas chegaram a 149, o número representa aumento de 69,3%. Dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR) revelaram ter havido 756 denúncias entre 2011 e 2015.
“Temos trabalhado para que o Brasil viva cada vez mais em um estado de paz e tolerância entre as religiões”, afirmou Fernando Matos, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, em reunião, nessa quinta-feira (21), com representantes de 30 organizações da sociedade civil atuantes na promoção da diversidade religiosa.
Além de apresentações culturais, foi realizada mesa de debates para deliberar ações de enfrentamento à discriminação religiosa e de proteção às vítimas da violência, com participação do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, da Fundação Palmares e do Conselho Nacional da Juventude, além de representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos e dos movimentos sociais envolvidos com o tema.