Dívidas da Agricultura Familiar podem ser negociadas
Agricultores familiares de Vitória da Conquista e de municípios vizinhos poderão negociar dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar/Pronaf durante a Jornada de Renegociação do Pronaf para os Agricultores Atingindos pela Seca. O evento, realizado por meio de uma parceria entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola/EBDA, o Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, e o Banco do Brasil, teve início nesta quarta-feira, 23, na Associação Atlética Banco do Brasil/AABB.
Na abertura da jornada, o chefe de Gabinete, Márcio Higino, representando o prefeito Guilherme Menezes, reforçou o apoio do Governo Municipal aos pequenos produtores agrícolas. “A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem dispensando todo o apoio à Agricultura Familiar aqui no município, elaborando projetos, oferecendo assistência técnica, construindo aguadas. Esse apoio sempre foi dispensado e por essa razão, o Governo Municipal se associa a essa feliz ideia, a essa iniciativa de renegociar as dívidas do Pronaf, garantindo taxas de juros e prazos que permitam ao produtor se reorganizar financeiramente para no momento certo dos vencimentos das parcelas, quitar o financiamento”, destacou.
O chefe de Gabinete aproveitou ainda para dar uma boa notícia. Por meio de convênio firmado entre os governos Federal e Municipal, está garantida a liberação de cerca de R$ 3,5 milhões para a realização do estudo de viabilidade da Barragem do Rio Pardo. A Prefeitura já iniciou o processo de licitação para a escolha da empresa que fará o estudo. “A Barragem do Rio Pardo será a solução definitiva para os problemas do abastecimento de água em Vitória da Conquista. A vontade política aliada ao desejo de toda sociedade vai fazer com que esse sonho, que já está se materializando, se transforme em uma realidade definitiva”, completou Higino.
Conquista dos agricultores – O superintendente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, Armando Soares, abordou a evolução do Pronaf desde sua criação em 1995 e a importância do programa na vida dos agricultores familiares. “Não existe desenvolvimento sem crédito e o Pronaf é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, é a forma de dar um salto na produção, na renda, na qualidade de vida. Que cada um de vocês tenha orgulho de ser agricultor familiar e desperte, nos filhos de vocês, o desejo de continuar esse trabalho, mostrando que é possível viver com dignidade por meio da agricultura familiar”, afirmou o superintendente.
O presidente da EBDA, Elionaldo Teles, informou que a Jornada de Renegociação já foi realizada em Bom Jesus da Lapa e vai atender também a outros municípios baianos. “Essa renegociação vem em função de um processo climático, por conta da carência de água que atinge 75% das cidades do estado. Entretanto, nosso intuito é desenvolver um processo contínuo, promovendo a sustentabilidade da agricultura familiar, com ou sem chuva. É uma oportunidade para que possamos pensar em um país mais igualitário, em que todos tenham direitos iguais”, enfatizou.
Até a próxima sexta-feira, a renegociação de dívidas do Pronaf estará sendo realizada nas agências do Banco do Brasil e nos escritórios da EBDA localizados nos municípios da região.
Fotos: Giselli Moreira – Secom PMVC / Texto: Secom PMVC