fbpx

Dom Luís Gonzaga celebra 10 anos de Ordenação Episcopal

A Arquidiocese de Vitória da Conquista realiza no próximo dia 6 de outubro, quinta-feira, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 10 anos de Ordenação Episcopal do arcebispo Metropolitano, dom Luís Gonzaga Silva Pepeu. A celebração acontece na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, às 18h30, e deve reunir todo o clero da Arquidiocese e vários bispos de outras dioceses do país, assim como padres de outros estados, sobretudo de Pernambuco, e também religiosos e centenas de fiéis.

Além da Celebração Eucarística do dia 6 de outubro, a arquidiocese preparou uma programação especial para os dias que precedem a data de comemoração da Ordenação Episcopal de dom Luís Gonzaga. Entre os dias 2 e 4 de outubro acontece o tríduo vocacional nas paróquias, onde os fieis farão oração e mediação do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. Já no dia 5, às 19h30 na Catedral Metropolitana, haverá o Concerto Musical com o maestro João Omar de Carvalho Melo, o violonista Petrônio Joabe e o solista Elton Becker.

No dia 6, data de aniversário de 10 anos de episcopado de dom Luís Gonzaga, as comemorações começam às 10h com a bênção das instalações do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Vitórias.

O Seminário, onde se forma os novos padres, começou a ser construído por dom Celso José Pinto da Silva, o terceiro bispo de Vitória da Conquista. Dom Geraldo Lyrio Rocha, primeiro arcebispo Metropolitano, deu continuidade à construção do Seminário, que agora é concluída por dom Luís Gonzaga Silva Pepeu.

Nascido em Caruaru (PE) em 18 de fevereiro de 1957, dom Luís Gonzaga Silva Pepeu ingressou no convento dos Capuchinhos, em Caruaru, no ano de 1968 e foi nomeado presbítero em 1982. Membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), dom Luís Gonzaga foi ordenado bispo pelo papa João Paulo II em 6 de outubro de 2001, ano em que começou sua missão episcopal na diocese de Afogados da Ingazeira (PE).

Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu é arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista desde 2008, quando foi nomeado pelo papa Bento XVI para assumir a arquidiocese, sucedendo dom Geraldo Lyrio Rocha. Além de arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, atualmente dom Luís Gonzaga é presidente do Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e suplente da Comissão Episcopal para Tribunais Eclesiásticos de 2° Instância da CNBB .