Projeto homenageia primeiros moradores e Zé da Paz
Projeto Domingo por Encantos homenageia moradores históricos do Loteamento Morada dos Pássaros
A homenagem é em reconhecimento ao empenho com que os pioneiros se empenharam na busca de melhorias para a localidade, fundada em 1998.
“Não me considero só um morador”, definiu-se o líder comunitário José da Paz, na manhã deste domingo, 24, ao ser homenageado durante a realização do projeto Domingo por Encantos no Loteamento Morada dos Pássaros, onde mora desde agosto de 1998, deixando explícita a relação de afetividade que mantém com a localidade.
José da Paz foi homenageado juntamente com outros pioneiros: Levi Ferreira Urpia, Gilberto Oliveira Matos e Lázaro Rosa. O reconhecimento não era para menos. Afinal, esses pioneiros chegaram ao Morada dos Pássaros quando havia ali menos de vinte moradores. Hoje, somando-se o número de habitantes das Moradas I, II e III, e ainda localidades vizinhas, como o Loteamento Recanto dos Pássaros, chega-se a aproximadamente seis mil pessoas.
Muitas melhorias chegaram à localidade. Em 1998, a maior parte do território do bairro Felícia era ocupada por uma fazenda – nesse local, hoje, está a Morada dos Pássaros III. Os moradores se organizaram, solicitaram e o Governo Municipal, prontamente, atendeu. Dessa forma, a comunidade foi beneficiada com uma série de ações de urbanização: implantação de transporte coletivo, pavimentação de vias públicas – inclusive o corredor de ônibus -, construção de unidade de saúde e duplicação da Avenida Juracy Magalhães, apenas para citar algumas. “Para mim, é motivo muito orgulho”, reconheceu José da Paz.
Projeto – A edição do Domingo por Encantos no Loteamento Morada dos Pássaros foi a última do projeto em 2013. Além da homenagem aos moradores históricos, houve a programação permanente do evento. Crianças e adultos participaram de atividades culturais e esportivas, além ter acesso a serviços como teste de glicemia, aferição de pressão e corte de cabelo. O projeto Domingo por Encantos será retomado em fevereiro de 2014, com novidades. “No ano que vem, pretendemos também fazer o projeto em localidades da zona rural”, informou o coordenador do projeto, Date Sena.