É preciso doar sangue no período junino
Durante o período de festas juninas, é comum o aumento da demanda nos bancos de sangue do interior da Bahia. O acréscimo nos índices de acidentes automobilísticos – por conta do maior fluxo de carros nas estradas – e os casos de queimaduras com fogos de artifício engrossam a necessidade de transfusão sanguínea. Por isso, os bancos de sangue convidam a população para fazer a doação de sangue e reforçar os estoques da cidade.
Na semana do São João, você pode se dirigir à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) nesta segunda-feira, 20, das 7h30 às 11 horas ou das 13h00 às 15h30. Na terça e quarta, o atendimento é apenas no turno matutino, das 7h30 às 11 horas. O Hemoba está localizado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Av. Filipinas, Bairro Felícia).
Você também pode contribuir com o Serviço de Homoterapia do Sudoeste. O banco estará aberto para doações dos dias 20 a 23 de junho, das 7 às 13 horas. A instituição está situada na Rua Santos Dumont, 71, bairro São Vicente.
Orientações para os doadores – Para doar sangue, você precisa estar gozando de boa saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um representante legal).
No dia da doação, é recomendável que a pessoa esteja bem alimentada; tenha dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior; não ter feito ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes da doação; e ter evitado alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.