Eleições 2024: União Brasil e PL elegeram maioria dos prefeitos em cem cidades mais ricas
O União Brasil e o PL dominaram as eleições municipais, em primeiro turno, entre as 100 cidades brasileiras mais ricas do agronegócio.
Assim sendo, juntos, os dois partidos somaram 47 prefeitos eleitos. O MDB, com 18 candidatos escolhidos pelo eleitorado, também se destacou nesse grupo de cidades.
Porém, o PT e PSB, elegeram apenas 2 prefeitos, cada, nessa primeira rodada de votação. O Republicanos, por sua vez, elegeu 8, enquanto o PDS, 4.
Profissionais da saúde
O primeiro turno das eleições municipais no Brasil, no último dia 6 de outubro, contou com 1.098 profissionais de saúde eleitos como vereadores.
Além disso, um prefeito da mesma área também estará comandando o Executivo local pelos próximos quatro anos. O número, que corresponde a 1,72% dos vitoriosos, é um recorde nos últimos 24 anos.
Portanto, a quantidade de pessoas que atuam na área da saúde eleitas nessa primeira rodada de votação representa um aumento de 32% em relação a 2020, quando o número registrado foi de 826.
Militares também
Foram eleitos 152 candidatos com patentes militares no nome de urna para vereador e prefeito em 1° turno, o equivalente a 0,24% de todos os vitoriosos.
Porém, o número é recorde nos últimos 24 anos e representa aumento de 13% em relação a 2020, quando foram eleitos 134, o equivalente a 0,21% do total de candidatos.
O partido com mais militares eleitos no primeiro turno é o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 52; seguido pelo Republicanos, com 18, e do MDB, com 16.
O levantamento exclusivo foi elaborado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: Brasil 61. Reportagem: Marquesan Araujo,