Em Itabuna, entidades cadastram doadores de medula óssea
A Fundação Hemoba, em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, ONG Enaultinho Rocha, Faculdade Unex, promove, entre os dias 17 e 19 deste mês, na sede da instituição de ensino, em frente à Praça José Bastos, no centro da cidade, uma ação para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea e incentivar o cadastro de doadores voluntários.
A mobilização na cidade do sul da Bahia ocorre das 8h às 17h.
O presidente da ONG Enaultinho Rocha, Enault Rocha, faz um apelo para que as pessoas compareçam e façam o seu cadastramento como doador de medula óssea. “A doação é um ato de humanidade, amor e compaixão. É uma decisão que pode salvar vidas. Precisamos mobilizar um número cada vez maior de pessoas para essa causa, que é de toda a população”, afirma Enault, que fundou a ONG em 2014. Ele perdeu um filho para a leucemia.
Para a médica Regiana Quinto, diretora técnica do Banco de Sangue da Santa Casa, é muito importante que não somente moradores de Itabuna, mas também de municípios vizinhos compareçam ao local para cadastramento. Pode tornar-se doador pessoa com idade entre 18 e 35 anos incompletos, que não possua doença infecciosa ou incapacitante. Há restrição também aos portadores de doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
REQUISITOS
O candidato a doador de medula óssea deve comparecer ao local, sede da Unex, com um documento oficial com foto. Atenção: não será aceita fotocópias de originais dos documentos nem crachás. Será coletada uma amostra de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade. Esse material será armazenado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa as cavidades dos ossos, onde são produzidos os componentes do sangue, como leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. O cadastro pode selecionar doadores para o transplante utilizado no tratamento de doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, como neoplasias, leucemias e linfomas. Caso seja compatível, o doador é consultado para que sejam realizados testes complementares para efetivação da doação. Na ação em Itabuna, além do Banco de Sangue e Unex, ONG Enaultinho Rocha, o Hemoba conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.