Empresas baianas acessam R$ 37 milhões em crédito com apoio da FIEB e Sebrae-BA
Em 2024, Núcleo de Serviços FIEB Sebrae Sindicatos realizou 840 atendimentos e viabilizou 250 operações de crédito
Cerca de R$37 milhões em crédito foram liberados para micro e pequenas empresas baianas com o apoio do Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae – Sindicatos.
Porquanto realizado em parceria pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia Sebrae-BA, o projeto viabilizou 250 operações de crédito em 117 municípios baianos.
O balanço anual do projeto, apresentado pela Coordenação de Pequena e Média Indústria da FIEB, mostrou que mais de 90% das empresas atendidas ao longo do ano eram de micro e pequeno porte.
Assim sendo, uma delas é a Criativa Tom Tom, que desde 2022 atua no segmento de movelaria em Alagoinhas.
Porém, Apoiados pelo Núcleo, os sócios Diego e Leidiane Pineiro conseguiram capital de giro para investir na compra de matéria prima em grande quantidade.
Portanto, permitiu que fizessem móveis de madeira pinus com valores mais competitivos.
Por outro lado, o casal também conseguiu crédito para abrir uma loja em local mais amplo, organizando o processo produtivo.
Portanto, passamos a oferecer produtos de pronta entrega, um diferencial da nossa empresa”, conta Leidiane Pineiro.
Enfim, com os investimentos, o negócio cresceu, passando de MEI para microempresa.
Com efeito, foi necessário ampliar a equipe com a contratação de dois novos funcionários.
Assim como a Criativa Tom Tom, outras 840 empresas baianas foram atendidas pelo Núcleo em 2024.
Profissionais especializados orientaram os empresários e identificaram a linha de crédito que melhor atendia às necessidades de cada uma dessas empresas.
“Apoiamos os empresários na interlocução com as instituições financeiras parceiras e no acompanhamento do processo”, explicou o coordenador de Pequena e Média Indústria da FIEB, Bruno Kieckhofer.
Resultados
Presente em 10 municípios baianos, o Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae – Sindicatos oferece, além do apoio para acesso a crédito e financiamento, serviços nas áreas de meio ambiente e responsabilidade social, internacionalização e associativismo.
Balanço
O balanço de 2024 mostrou que o Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae – Sindicatos prestou 315 atendimentos a empresa na área de meio ambiente, além da realização de dois cursos sobre ESG, duas capacitações de fornecedores e outros dois cursos sobre Licenciamento Ambiental.
Envolvimento
As ações envolveram cerca de 200 empresas em mais de 50 municípios.
Esse suporte também foi importante para que Diego e Leidiane aprimorassem a visão sobre sustentabilidade.
Isso foi possível com a participação em um curso sobre Licenciamento Ambiental, promovido pela Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social.
Capacitação
“A capacitação ampliou a nossa visão sobre o assunto e passamos a ter um novo olhar em relação aos resíduos do nosso processo produtivo.
Hoje, a maior parte dos resíduos é reutilizada em novos produtos”, comenta Diego Pineiro.
Na área de internacionalização, o Núcleo de Serviços realizou 60 atendimentos, com 36 empresas capacitadas, 10 mentorias do Projeto Origem Bahia, além de dois workshops online.
O projeto também contribuiu para incrementar a base de indústrias associadas de 13 sindicatos filiados à FIEB, com a associação de 45 novas empresas.
Suporte
Na abertura do evento o vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), Hilton Lima, ressaltou o alcance das ações do Núcleo, que está presente em 10 municípios baianos.
“Essa capilaridade é importante para aproximar as pequenas e médias indústrias das instituições de apoio, como o Sistema FIEB e o Sebrae”, disse.
Relevância
Antônio Carlos Borges, do Sebrae, falou sobre a relevância da iniciativa para fomentar as pequenas empresas baianas.
“Esse é um projeto importante que leva diferentes instrumentos de apoio para os pequenos empresários”, comentou.
Contribuição
O presidente do Conselho de Pequenas e Médias Empresas Industriais da FIEB, Raul Menezes, reforçou que o projeto contribui para o desenvolvimento das empresas de menor port.
Assim como para a interiorização dos serviços do Sistema FIEB.
“A FIEB precisa ir ao interior entender as demandas do pequeno industrial e ofertar os produtos e serviços do SESI, SENAI, IEL, FIEB e CIEB.
Além disso, orientar e dar suporte ao registro e licenciamento das empresas situadas interior”, pontuou.
Sistema FIEB
Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.
Saiba mais: www.fieb.org.br e @sistema_fieb