Encontro Regional para debater Objetivos de Desenvolvimento Sustentável começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (10), o 1º Encontro ODS do Sudoeste da Bahia com o tema “Inspirando Cidades Sustentáveis, Conectando o futuro da Gestão Municipal”.

A atividade tem como objetivo promover a troca de experiências entre pessoas e instituições que atuam no desenvolvimento sustentável, fornecendo capacitação técnica e construção de redes de colaboração para que os municípios alcancem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para um mundo melhor até 2030.

A atividade, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, acontece até sexta-feira (11), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e contará com painéis, oficinas e a sanção da lei que dispõe sobre a adesão à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretrizes de políticas públicas em âmbito municipal.

A expectativa é reunir representantes de 80 municípios das regiões Sudoeste, Médio Sudoeste, Rios de Contas e do Norte de Minas Gerais.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (10)

8h – Credenciamento
9h – Mesa de Abertura

— Prefeita Sheila Lemos, Coronel Ivanildo Silva, chefe do Gabinete Civil, Conselheiro Sr Robert Steinlechner, Chefe da Seção de Cooperação da União Europeia no Brasil, Sr. Pedro Suffredini, Secretário do Tribunal de Contas da União na Bahia (TCU), Augusto Castro, Prefeito de Itabuna e Diretor de Relações Institucionais e Governo da União dos Municípios da Bahia (UPB).

9h30 – Painel 1 – Desafios e oportunidades para cidades sustentáveis: cooperação para implementação dos ODS

— Zuleica Goulart, Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Lavito Bacarissa, Secretário Executivo da Comissão Nacional dos ODS (CNODS), Gabriella Ferreira, Representante Regional da América Latina e Caribe da Global Fund for Cities Development (FMDV), Leonel Leal, Coordenador de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), e Denise Verdade, Assessora de Programa de Cooperação União Europeia (U.E).

13h30 – Painel 2 – Inovação e Governança Municipal: ODS como ferramenta de transformação estratégica para uma gestão sustentável

— Júlia Mello, Assessora Técnica de Projetos da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Rafaella Viana, Representante Institucional para o Nordeste do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, Fabio Tatsubô, Chefe do Departamento de Politicas Públicas para os ODS da Prefeitura de Santos (SP), e Ludmila Araujo, Coordenadora Comitê ODS PMVC e Núcleo ODS SEMMA da Prefeitura de Vitoria da Conquista.

15h30 – Painel 3 – Governança e sustentabilidade: transparência e estratégias para cidades resilientes

— Pâmela Engel, Auditora Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Geísa Maria de Abreu, Auditora Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Drª Patrícia Medrado, Ministério Público do Estado da Bahia, Dr Rogério Queiroz, Ministério Público do Estado da Bahia, Salomar Mafaldo, Coordenador Geral de Cidades Sustentáveis do Ministério do Meio Ambiente, e Flávia Schmidt, Diretora de Governo Aberto e Transparência da Controladoria Geral da União

16h45 – Conexão dos painéis
17h30 – Entrega simbólica da reforma do Paço Municipal

Sexta-feira (11)

8h30 – 1ª Oficina – A importância do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões (econômica, social e ambiental), dos ODS e o papel dos governos locais na sua implementação

Ministrante: Zuleica Goulart, Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis 

10h – Intervalo – Rede de conexões
10h30 – 2ª Oficina – Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável

Ministrante: Julia Mello (FNP)

13h00 – 3ª Oficina – Planejamento Urbano Integrado para o Desenvolvimento Estratégico: definindo prioridades, metas e prazos

Ministrante: Gabriella Ferreira (FMDV)

14h30 – Intervalo – Redes de conexões

14h50 – 4ª Oficina – Localização dos ODS e a importância dos indicadores

Ministrante: Clara Meyer Cabral

16h30 – Encerramento

Cresol