Escrever seus objetivos pode ajudar a alcançá-los
Não subestime o poder de uma lista de ideias e vontades
O estudo foi feito na Universidade de Toronto e acompanhou 700 estudantes que fizeram exercícios curtos de escrita durante dois anos. A ideia era que eles pensassem sobre suas vidas, especialmente sobre momentos decisivos do passado. Depois, eles deveriam usar essas memórias para escrever um passo a passo que os ajudasse a alcançar seus objetivos.
Pelos voluntários serem estudantes, boa parte dos objetivos deles envolvia terminar a faculdade e conseguir notas boas. E, no fim do período de dois anos, os resultados mostraram que os estudantes que escreveram esses objetivos conseguiram notas melhores. “Mais importante ainda, diferenças de performance entre pessoas de diferentes gêneros e etnias desapareceram entre aqueles que escreveram seus objetivos”.
O que explica esse fenômeno?
De acordo com os autores da pesquisa, uma formalização dos objetivos pode ajudar estudantes que pertençam à minorias a superar o que é chamado, no mundo acadêmico, de ‘ameaça do estereótipo’. Isso significa rejeitar a crença absurda de que uma generalização sobre um grupo possa se aplicar sobre um indivíduo.
E você, leitor, qual é o seu objeto para 2016? Reflita! Escreva!