Estado nomeia novos dirigentes escolares
Como forma de contribuir com a gestão das escolas, a secretaria irá promover capacitação dos novos diretores e vices, além de acompanhar e monitorar a execução dos planos de gestão que foram apresentados pelos dirigentes, como metas na campanha para as eleições, relacionadas aos indicadores educacionais que os dirigentes pretendem alcançar nos dois anos de gestão e dizem respeito, por exemplo, à aprovação, avanços do aluno na escola e melhorias na própria unidade escolar.
Reeleito diretor pela comunidade escolar do Colégio Estadual Ruben Dário, em Salvador, Lázaro Pimenta afirma que “esse estreitamento com a secretaria vem para somar, pois contribuirá para que todas as nossas atividades tenham resultados mais positivos”. Manoel Barbosa de Jesus, reeleito no Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, no município de Simões Filho, na região metropolitana da capital, considera de grande importância a parceria com a secretaria. “Quem ganha mais com isso, não tenho dúvidas, são os estudantes, o que também garante que nossas tomadas de decisões sejam mais ainda favoráveis à melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes”.
Capacitação
O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação, José Sérgio Carvalho, destaca as capacitações que serão realizadas nos Núcleos Regionais de Educação durante o ano letivo. “A secretaria estará sempre próxima do gestor, para contribuir com o seu desempenho em cada escola para que possamos avançar na educação dos nossos alunos. Nós temos feito um trabalho no sentido de buscar dar as condições necessárias para que o gestor tenha uma gestão de qualidade na sua trajetória”
Com o processo eleitoral, explica Carvalho, houve um aumento da participação da família e dos alunos, o que muito positivo. “Nós temos estruturas nas escolas como o colegiado escolar e líderes de classe, que reforçam a participação da comunidade na escola. A nossa expectativa é fomentar, cada vez mais, esta participação que vai ser um elemento motivador e norteador da melhoria da gestão escolar”.