fbpx

Estudantes lançam jornal sobre meio ambiente

Jornal sobre meio ambiente produzido por estudantes
será lançado em Vitória da Conquista

Produzido por alunos matriculados no Fundamental I, a partir de suas vivências e após a realização de visitas ao aterro municipal, caminhadas ecológicas e entrevistas a ambientalistas, o jornal Eco Kids será lançado nesta terça-feira, 30, às 16h, no Educandário Padre Gilberto, em Vitória da Conquista. O informativo, composto por matérias ambientais, em linguagem acessível ao público infantil, integra os projetos institucionais do Ministério Público estadual: o Eco Kids e o Eco Teens. Eles objetivam incentivar a educação ambiental, bem como possibilitar o acompanhamento da aplicação das prestações pecuniárias pagas por infratores ambientais, com as quais são custeados os jornais.

A solenidade de lançamento do jornal contará com a participação do procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, da promotora de Justiça da Regional Ambiental de Conquista e idealizadora do projeto, Karina Cherubini, de autoridades locais e da comunidade. O conselho editorial no município é composto pelo MP, secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Comunicação, além dos conselhos de Meio Ambiente, de acompanhamento do Fundeb e Direc-20, que far-se-ão presentes ao lado de diretores de escolas tanto de Conquista quanto de Barra do Choça, onde o jornal será lançado ainda no ano em curso. O projeto circula entre as escolas públicas da rede municipal e estadual e nas escolas privadas em alternância, assim como as edições do Eco Kids, que é voltado para alunos de até 12 anos matriculados no Fundamental I, e o Eco Teens, para alunos do Fundamental II.

Segundo Karina, a publicação busca fazer com que o estudante leia frequentemente sobre o meio ambiente, em linguagem acessível, em produções voltadas para a sua faixa etária, com a possibilidade de ser leitor-autor, o que contribuirá para torná-lo mais um ator social de defesa do meio ambiente. Ela explica que o projeto dos jornais começou na Promotoria de Justiça de Educação no ano de 2009, em Ilhéus, e hoje integra os projetos institucionais do MP, estando previstas três edições em Conquista para 2014; duas em Barra do Choça até dezembro, acompanhadas pela Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista e pela promotora de Justiça de Barra do Choça, Soraya Meira; e em Itanhém, que já lançou duas edições do Eco Kids, acompanhadas pelo promotor regional ambiental Fabio Fernandes Correa. Redatora: Anbar – MTbBA 690