fbpx

Estudantes mobilizados: projetos de arte e cultura

Para orientar os estudantes a participar das seletivas regionais dos projetos de arte e cultura, a Secretaria da Educação do Estado promoverá uma videoconferência, na quarta-feira (17), das 8h30 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A videoconferência será transmitida para as telessalas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para acompanhamento e participação dos estudantes, professores e gestores das escolas estaduais e faz parte da mobilização para as etapas regionais, que serão realizadas de 30 de agosto a 30 de setembro.

Com o tema ‘A Arte de Contar História(s): Orientações dos Projetos Artísticos para a realização dos saraus, festivais e mostras regionais’, a atividade visa a promoção de encontros formativos para o desenvolvimento das experiências artísticas e culturais, em conformidade com os seguintes projetos estruturantes: Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempo de Artes Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Encontro de Coral Estudantil (Encante), Dança Estudantil (Dance) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).

Culminâncias

Nas escolas ainda estão sendo realizadas algumas seletivas da etapa escolar. No Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, a seletiva coincidiu com as comemorações do Dia do Estudante, na sexta e no sábado letivo. A professora e coordenadora dos projetos da escola, Luciana Senna, afirma que a culminância é um momento muito importante para os estudantes. “Eles pesquisam e se colocam enquanto protagonistas das produções construídas a partir das suas habilidades criativas”, destacou.

Aelson Alves dos Santos, 16 anos, do 2° ano, gosta tanto de arte e cultura que resolveu participar de quatro projetos. “Fiz uma performance de balé contemporâneo para o Dance, abordei sobre a ditadura militar no Brasil numa pintura para o AVE e em um poema para o TAL. Também participei de uma apresentação do Face, onde toquei flauta. É uma oportunidade de mostrar nosso talento, por isso gosto muito”, conta o estudante.

Já Brenda Talita dos Santos, 16, também do 2° ano, declamou sua poesia sobre diversidade cultural. “Sempre gostei de escrever e este ano quis produzir um texto que relacionasse a cultura do Brasil com outros países. Para escrever, eu tive que pesquisar e isso fez aumentar os meus conhecimentos”, disse a estudante.

As culminâncias também foram promovidas nas seguintes unidades escolares do interior: Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, em Vitória da Conquista; Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves; Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, em Itabuna; Colégio Estadual Polivalente de Itambé, em Itambé; Colégio Florestal, em Nova Canaã; e Colégio Normal São Pedro, em Macarani.