fbpx

Estudantes são recebidos no Palácio do Planalto para a Semana Brasileira de Educação Midiática


O evento promoveu a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país – Foto: Vitor Vasconcelos/Secom PR


Encontro com ministro da Secom-PR encerrou dia de visitas e oficinas com foco no fortalecimento das habilidades em educação midiática

Encerrou nesta sexta-feira, 1º de novembro, a segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM).

As atividades realizadas na Semana, foram promovidas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Temas

Porém, iniciadas em 29 de outubro, tiveram como temas o fortalecimento de habilidades de comunicação dos estudantes relacionadas ao meio ambiente e mudanças climáticas.

Além disso, a promoção do jornalismo de qualidade e direitos no ambiente digital. 

Ao longo da programação, o evento promoveu ainda a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país.

Assim sendo, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões.

Estudantes no Palácio

Para simbolizar o fim das atividades, o ministro da Secom PR, Paulo Pimenta, recebeu estudantes da rede pública de ensino no Palácio do Planalto, em Brasília.

Portanto, após os jovens participarem de um workshop em parceria com a Safernet e a Embaixada do Reino Unido e conhecerem as estruturas da EBC, também na capital federal. 

“Estamos falando aqui sobre um tema que hoje está colocado não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, afirmou aos estudantes. 

Fake news

O ministro destacou, ainda, que os jovens convivem no cotidiano com a realidade das fake news, da desinformação, e que eles sabem o potencial nocivo que isso tem na sociedade.

“E que muitas vezes pode levar o país a um desastre, ou a vida das pessoas a um desastre”, alertou. 

Pimenta observou ainda que se trata de um tema muito relevante para o Governo Federal e para o fortalecimento da democracia.

Causa importante

Além disso, é uma causa importante para todos aqueles que querem encontrar uma forma de proteger a sociedade do discurso de ódio, da xenofobia, do racismo e da violência.

De acordo com o ministro, são crimes que encontram no espaço digital um campo propício para a multiplicação de informações e de notícias que não tem como objetivo promover o bem na sociedade ou levar a informação de forma correta e adequada às pessoas.