EUA recebem 46 estudantes brasileiros para intercâmbio celebrando 200 anos de relações
Visando promover a compreensão intercultural e capacitar a próxima geração de líderes, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil enviaram 46 estudantes brasileiros em uma jornada transformadora como parte da 22ª edição do programa Jovens Embaixadores.
Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos da rede pública brasileira, com idades entre 15 e 18 anos, excelência acadêmica, proficiência em inglês, e compromisso com o empreendedorismo e impacto social, uma oportunidade de ampliar seus horizontes por meio de intercâmbio internacional.
Ao mesmo tempo, o JE contribui com o fortalecimento dos laços de amizade e colaboração entre os dois países.
Selecionados de um grupo de mais de 8,9 mil candidatos de todo os estados brasileiros, esses jovens possuem excelente desempenho escolar, ao mesmo tempo em que participam ativamente em iniciativas de impacto social.
A viagem de duas semanas aos EUA, que ocorre até o dia 04 de fevereiro, é totalmente financiada pelo governo norte-americano, e conta com apoio de parceiros dos setores público e privado.
Elizabeth Frawley Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, enfatizou seu entusiasmo por este programa: “Esta experiência transformadora proporciona aos jovens brasileiros oportunidades incomparáveis de crescimento e desenvolvimento”, disse. “Ao imergirem na cultura norte-americana e se conectarem com jovens, durante esse programa de intercâmbio, eles certamente se tornarão cidadãos globais mais capacitados a fazer contribuições positivas para resolver desafios mais urgentes”, complementou a embaixadora.
O programa Jovens Embaixadores faz parte da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA. Essa celebração visa destacar os laços diplomáticos que possibilitaram relacionamentos mutuamente benéficos entre duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo. Ao longo de 2024, uma variedade de eventos culturais, seminários, programas de intercâmbio e iniciativas conjuntas enfatizarão elementos compartilhados das tradições históricas de ambas as nações. No dia 17, foi lançada a logomarca em celebração do bicentenário, idealizada em parceria entre o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Departamento de Estado dos EUA.
Saiba mais sobre o programa Jovens Embaixadores:
O programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil em 2003 e conta com a apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias de Educação Estaduais e a Rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos.
Além disso, o programa recebe apoio institucional da MSD, SMTour.
Atualmente, o programa é implementado em todo o continente norte-americano e possui um programa reverso para jovens dos EUA representarem o seu país na América Latina.
Desde o início, 798 jovens brasileiros já participaram do programa.