Evento divulga programação do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana
Em uma noite de literatura, música e arte, a programação do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) foi anunciada nesta sexta-feira (02) em evento de lançamento no Sesc Centro.
Além das atividades que já fazem parte da grade, como recitais de cordel, espetáculos teatrais, apresentações de escolas, lançamento de livros, nomes como os das escritoras Bárbara Carine, Vanda Machado, Luciany Aparecida, Cristiane Sobral e Alana Freitas El Fahl foram anunciados.
O festival é organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
Com o tema “Narrativas Femininas, histórias para resistir”, o Flifs vai homenagear mulheres que se destacaram como escritoras, mestres de samba, bonequeira e artesãs.
As homenageadas são Ernestina Carneiro, Dona Pomba (in memoriam), Chica do Pandeiro, Mestre Lainha, Marilene Brito, Vanda Machado e Crispina dos Santos (in memoriam).
Na praça do Cordel, mais de 20 cordelistas, como Mestre Lainha, Isabel Nascimento, Bule Bule, Chico Pedrosa, Jurivaldo Alves, e Franklin Machado, vão se reunir. Shows de Carol Pereyr, Grupo Africania, tributo a Jorge de Angélica, com Dionorina e Gilsan, e Maryzélia também foram divulgados.
O evento ainda vai contar com lançamento de mais de 100 livros e a programação da Flifinha, que tem apresentações de escolas, contação de histórias, bate-papo e apresentações culturais voltados para as crianças.
Em 2024, o Flifs estima reunir mais de 60 mil pessoas durante os seis dias de programação. As atividades que acontecem normalmente na Praça Padre Ovídio, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na Biblioteca Setorial Monteiro Lobato e no Sesc Centro este ano também vão ocorrer no Centro Integrado de Educação Inclusiva de Feira de Santana.
A programação completa será divulgada em breve.
A comissão organizadora do Flifs é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Educação, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Feira de Santana.
O evento tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Lançamento do Flifs
O público lotou o teatro do Sesc Centro nesta sexta-feira (02) para prestigiar o lançamento do Flifs 2024. A noite contou com o recital “In Vivo”, com as escritoras Nívia Maria Vasconcellos e Mariana Paim, e a apresentação cultural “Elas por elas – um tributo a Elis Regina, Gal Gosta e Rita Lee”, com as cantoras Márcia Porto, Carol Pereyr e Thalita Costa. Representantes das instituições que fazem parte da comissão organizadora do festival, além de membros da sociedade civil, servidores da Uefs e artistas estiveram presentes no evento.
O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é realizado desde 2008. Em 2018 tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia. Para a reitora da Uefs, Amali Mussi, o evento literário abre a temporada de literatura da cidade. “O Flifs sempre traz uma inovação, uma ideia diferente e um jeito de tocar o coração da gente. O festival este ano vai trazer trajetórias de resistência ditas por diferentes linguagens, pela música, arte e poesia”, disse.
As novidades e a programação da 17ª edição foram anunciadas pela coordenadora do Flifs e pró-reitora de extensão da Uefs, Rita Brêda. “Durante o evento serão apresentados ao público vozes plurais, vivências e conquistas relacionadas à consciência histórica do processo emancipatório de visibilidade e representatividade das mulheres. O Flifs como política pública de formação de leitores e de uma sociedade cada vez mais autônoma oferecerá aos visitantes uma programação que busca dialogar com mulheres e seus variados espaços de atuação”, afirmou.
O diretor de Programas Sociais do Sesc, instituição que organiza o Flifs juntamente com a Uefs, destacou que a promoção da arte e da literatura faz parte da política da entidade.
“Compreendemos que o direito ao acesso à arte literária se consolida o ano todo nas unidades do Sesc com a realização de ações, serviços e projetos, atividades de formação de leitores, promoção do acesso gratuito ao livro e eventos literários de vários portes. Realizar esse festival com a Uefs exemplifica o trabalho que realizamos”.