Festival valoriza saberes tradicionais de comunidades quilombolas
Com apoio do Governo do Estado, festival valoriza manifestações culturais e saberes tradicionais de comunidades quilombolas.
Reforçando o compromisso com a preservação da memória e cultura quilombola, o Governo do Estado apoia a 7ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola.
Quando
O festival acontece nesta sexta-feira, sábado a domingo, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.
O evento, idealizado pela saudosa Mãe Bernadete Pacífico, reune manifestações culturais e saberes tradicionais de oito comunidades quilombolas da Bahia.
Sao atividades gratuitas e abertas ao público.
Apoio Cultural
O Projeto é apoiado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, e pela lei de incentivo Paulo Gustavo Bahia, no edital Vozes Culturais, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA).
O festival contará com dez apresentações culturais de música e dança tradicionais, oficinas de gastronomia, dança, artesanato em barro, piaçava e palha da costa, tudo aberto ao público.
Feira da Agricultura Familiar
Mas, no domingo, será realizada, uma feira de produtos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia, reunindo 25 mestres e mestras artesãs das comunidades quilombolas.
E assim, os visitantes poderão ver de perto alguns processos de produção, como a preparação da farinha numa Unidade Móvel Casa de Farinha.
Turismo
O turismo também será incentivado e, no sábado e domingo, às 10h, os participantes poderão aproveitar uma visita guiada, com direito a café da manhã com iguarias da culinária quilombola.
O roteiro inclui a barragem, a Fazenda Aras Vento Leste e a casa de farinha no Quilombo Dandá. Os grupos serão formados no horário marcado e as vagas são limitadas.