Filarmônicas vão receber apoio do governo baiano
Trinta filarmônicas do interior do Estado vão receber R$ 30 mil para aquisição e conserto de instrumentos, acessórios, fardamentos e equipamentos de informática.
Os grupos serão beneficiadas com o investimento da segunda fase do Programa de Apoio às Filarmônicas da Bahia, cujo propósito é incentivar e valorizar a tradição musical no interior.
Os recursos advêm de convênio entre o governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, que vai disponibilizar um total de R$ 1,5 milhão. Além do apoio direto, estão previstas ações formativas e de difusão para beneficiar filarmônicas de toda a Bahia ainda em 2013.
As entidades têm até o dia 15 para fazer o credenciamento, que visa à habilitação das agremiações para recebimento de apoio.
Nesta segunda fase do programa, os grupos contemplados também vão participar de jornadas de qualificação musical para mestres, músicos e regentes.
O programa ainda propõe a publicação de um catálogo das filarmônicas baianas, encontros, criação de um site e lançamento de um DVD didático, como resultado das jornadas.
A lista de credenciadas será divulgada até o dia 3 de junho. Depois, as filarmônicas serão solicitadas a entregar um Plano de Trabalho em conformidade com o valor do apoio financeiro a ser concedido