fbpx

Filme Gratuito no YouTube Celebra Resistência, Tradição Popular e a Arte do Cordel”

_MG_8871.JPG
-“Além do Concreto” Texto e Imagem: Rafaela Hilário/Saúva Filmes

A produtora audiovisual independente Saúva Filmes disponibilizará gratuitamente, até o dia 10 de fevereiro, em seu canal do YouTube, o curta-metragem Além do Concreto, do jovem documentarista e cineasta guarulhense Rodrigo Medrado.

O filme, que aborda a resistência cultural em meio ao caos urbano, apresenta as trajetórias de mestres da cultura popular que sairam de diferentes regiões do país e se encontraram em Guarulhos um espaço para perpetuar suas tradições e legados.

Além do Concreto provoca uma reflexão sobre o ritmo desenfreado da cidade e a forma como a cultura popular resiste ao avanço da lógica do trabalho incessante.

– !Além do Concreto”. Texto e imagem: Rafaela Hilário/Saúva Filmes

Assim sendo,  destaca as histórias de cinco mestres da cultura popular, pessoas oriundas de diferentes regiões do país e que encontraram em Guarulhos um lugar para perpetuar seu legado cultural, criar e sustentar a família: o poeta cordelista Bosco Maciel, o violeiro Antony Ventura, a artesã indígena Maria Pankararé, o luthier Di Oriente e o Pai Luiz do Terreiro Quiguiriça.

– !Além do Concreto”. Texto e imagem: Rafaela Hilário/Saúva Filmes

Entre os personagens retratados, destacam-se o poeta cordelista Bosco Maciel, que mantém viva a tradição da literatura de cordel, através de seu projeto “Casa dos Cordéis”, e o violeiro e folião Antony Ventura traz a música como forma de resistência e celebração da identidade popular.

Suas melodias resgatam a tradição dos foliões e violeiros, enaltecendo os ritmos do interior e a sonoridade das festas populares da folia e Reis.

O luthier Di Oriente transforma madeira e cordas em instrumentos que carregam histórias e tradição. Artesão talentoso, ele mantém viva a arte da construção de violas e violões, essenciais para a música popular brasileira.

Seu trabalho é um elo entre o passado e o presente, garantindo que a cultura musical tradicional continue ecoando.

Desses depoimentos, o documentarista extraiu inquietudes, relações com seu trabalho e o modo como resistiram, uma forma de dar vazão às suas próprias inquietações com o modo de vida nos centros urbanos.

A agitação e rotina dos grandes centros urbanos, onde o concreto domina o horizonte e a correria dita o ritmo, provocaram no cineasta a pergunta: para onde toda essa gente vai com tanta pressa?

Ao mostrar as incoerências do cotidiano em que o trabalho aparece como promessa de um futuro melhor, Além do Concreto aponta para momentos de lucidez e resistência, em que os mestres da cultura popular de Guarulhos preservam suas tradições e ressignificam a vida em meio ao caos urbano.

A exibição online do curta acontece em versões acessíveis, com Audiodescrição, Libras e Legenda Descritiva, reforçando o compromisso da Saúva Filmes com a inclusão e a democratização do acesso ao audiovisual.

O projeto foi aprovado pelo FunCultura e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Para acompanhar o lançamento e saber mais sobre as produções da Saúva Filmes, siga o perfil da produtora no Instagram: @sauvafilmes.

Assista em: https://bit.ly/m/sauva

Serviço:

  • O quê: Exibição online do curta-metragem Além do Concreto
  • Quando: Até dia 10 de fevereiro de 2025.
  • Onde: Canal do YouTube da Saúva Filmes

Por Rafaela Hilário/Saúva Filmes.

CRESOL