fbpx

Filme Rosa Tirana chega ao interior da Bahia

Tirana Rosa exibido em Conquista, Jequié, Itabuna, Guanambi e Porto Seguro. Foto: Divulgação / Gramugêiro Filmes.

Com exibição no Cine Movimenta Centro, filme Rosa Tirana chega ao interior da Bahia.

Escrito e dirigido pelo cineasta poçoense Rogério Sagui, longa-metragem é distribuído pela Umbuzeiro Filmes.

Após estrear no circuito comercial de cinema, em Salvador, onde ficou em cartaz por duas semanas no Cine Glauber Rocha, o premiado longa-metragem Rosa Tirana, chega agora ao interior.

O filme será exibido na próxima terça-feira (7), às 15h, na programação do Cine Movimenta Centro, projeto que busca democratizar o acesso da população à sétima arte em cinco cidades baianas.

A sessão de Rosa Tirana irá ocorrer de forma simultânea em Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna, Guanambi e Porto Seguro, ampliando o alcance do filme ao público das regiões Sul e Sudoeste da Bahia.

A exibição conta com recursos de acessibilidade, possibilitando que pessoas com deficiência possam também apreciar a obra.

Com distribuição da Umbuzeiro Filmes, o longa narra a trajetória de Rosa, vivida pela atriz Kiarah Rocha.

Secas no Nordeste

Durante uma das maiores secas já vistas na região Nordeste, a personagem mergulha em uma longa travessia por uma caatinga árida e fantasiosa.

Assim sendo, em busca de um encontro com Nossa Senhora Imaculada, popularmente conhecida como a Rainha do Sertão.

Premiações

Responsável por projetar Rogério Sagui no cenário audiovisual nacional, Rosa Tirana recebeu, em 2022, cinco indicações no 7º Prêmio FantLatam, considerado o Oscar Latino do Cinema Fantástico, incluindo as categorias Melhor Filme, Roteiro e Direção.

Além disso, já circulou em mais de dez festivais nacionais e internacionais, como a 24ª Mostra de Tiradentes e o 16º Panorama Internacional Coisa de Cinema, onde conquistou o Prêmio Especial do Júri na Mostra Competitiva Baiana.

Produção independente

Portanto, o filme foi produzido de maneira totalmente independente, contando com o apoio da comunidade de Poções e da prefeitura local.

Enfim, a trilha sonora original foi composta por Sagui e gravada por Elba Ramalho, sendo um dos grandes destaques da produção.

A Umbuzeiro ainda negocia a exibição do longa em outras salas de cinema do país, marcando o início da sua trajetória como a primeira distribuidora do interior baiano.

O projeto de distribuição foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura.

Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.

SOBRE A UMBUZEIRO FILMES

A Umbuzeiro Filmes é fruto da união de um coletivo de produtoras de cinema e audiovisual da região Sudoeste da Bahia.

Pioneira no interior do estado, a distribuidora foi criada para dar visibilidade e projeção a produções cinematográficas desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos, tornando o cinema brasileiro cada vez mais rico, diverso e plural.

Atualmente, sete produtoras fazem parte da Umbuzeiro Filmes: Ato3 Produções, Catingueira Filmes, Dominó Produções, Filipe Sobral Produções, Licuri Produções, Remendo Produções e Retratos Filmes.

Todas estão sediadas no município de Vitória da Conquista, localizado a cerca de 500 km da capital do estado, Salvador.

Foto: Divulgação / Gramugêiro Filmes

Afonso Ribas – Assessoria de Imprensa  

CRESOL