fbpx

Fim do mistério: Asa de Águia vem aí

A organização do Festival de Inverno Bahia 2012 fez mistério, mas revelou neste sábado a atração surpresa que completa a grade de programação da festa, que será realizada no período de 24 a 26 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. É a super banda Asa de Águia, que vai se apresentar no domingo, 26. A notícia que pegou o público de surpresa, já circula em todas as redes sociais.

Com isso, a grade de programação ficou assim:

24/08: Seu Jorge, Jammil e Pitty
25/08: Maria Gadú, Biquini Cavadão e Capital Inicial
26/08: Leoni, Jorge & Mateus e Asa de Águia.

História do Asa de Águia

As raízes da banda baiana de Salvador estão na formação da banda Pinel criada pelo guitarrista Durval Lélis no começo da década de 1980. Mas é a partir de 1987, tendo a parceria do amigo Marcelo Brasileiro, que Durval cria uma produtora chamada Duma Produções para administrar a carreira da banda que viria a ser batizada como Asa de Águia.
Contando com Durval Lélis (líder, voz e guitarra), Levi (baixo), Ricardo Ferraro “Rambo” (teclados), Radi (bateria) e Bajara (percussão) na sua formação atual, o Asa de Águia gravou seu primeiro disco homônimo em 1988 quando ainda tinha uma pegada de pop-rock nas suas músicas. Os primeiros sucessos foram “Bota Pra Ferver” (tocada sem parar nas rádios baianas) e “Take It Easy”.
Em 1990 inicia uma nova fase para a banda com a gravação do segundo disco Qual É? e fechando contrato com o bloco Crocodilo, desfilando pela primeira vez no Campo Grande, onde permaneceu por dois anos até seguir para o bloco Eva que faz a banda se tornar um dos grandes nomes do carnaval baiano. Com o quarto disco Se Ligue, o Asa passa a se tornar conhecido nacionalmente com um grande número de hits emplacando nas rádios da Bahia e do Brasil como “Não Tem Lua”“Tô a Toa, Se Ligue”,“Porto Seguro” (regravada pela cantora Elba Ramalho) e “Leva Eu” (que se tornou um dos grandes temas da história do bloco Eva).
Em 1998, dá-se o início de um dos projetos inovadores da banda Asa de Águia: A Trivela (trio à vela). Surgido em Porto Seguro (Arraial d’Ajuda), se traduz em um palco móvel onde a banda se apresentava para o público local e que, com o passar dos anos, se tornaria em uma das grandes atrações brasileiras nas apresentações da banda, sempre trazendo novidades.
Demonstrando seu carisma e revelando seu talento como cantor e compositor, Durval se tornou um dos preteridos pela garotada e juventude baiana em todas as festas e blocos por onde se apresenta junto com a banda. Com um sucesso atrás do outro e com a criação dos famosos personagens de Durval apresentados todo ano no carnaval, a banda celebrou sua carreira consolidada com um cd e dvd ao vivo, um ano antes de completar 20 anos de trajetória. Neste trabalho, além de reunir velhos sucessos, destacou pelas inéditas “Te Dar Meu Mundo” e “Quebra Aê” que se tornou a música mais tocada do carnaval de 2006, ganhando todos os prêmios. Atualmente é uma das maiores atrações brasileiras, divulgando a música baiana para o país e para o mundo.