FliConquista tem inicio nesta quarta, 15 e divulga programação completa da sua 1ª edição
Com o tema Literatura e Liberdade, a programação terá mesas e conversas literárias com Jean Wyllys e Daniel Munduruku
Mesas literárias, espetáculos, exposições e muitas outras atividades gratuitas para toda a família.
A FliConquista (Feira Literária de Vitória da Conquista) será realizada entre os dias 15 e 19 de novembro com mais de 40 horas de atividades culturais para todos os públicos. Acesse a Programação Completa: https://www.fliconquista.com/programacao/.
Em sua primeira edição, a Feira Literária de Conquista tematiza Literatura e Liberdade, destacando a Independência do Brasil na Bahia.
O grande homenageado é o poeta conquistense Camillo de Jesus Lima, que dá nome ao Centro de Cultura onde ocorrerá nosso encontro cultural.
Tema e autor serão abordados durante a Feira por meio de conferências, debates e diversas formas de expressão artística, enriquecendo as dimensões e interpretações sobre história, literatura e liberdade.
Serão 4 Mesa Literárias, 6 Conversas literárias, 8 Shows, 4 Concertos, 36 lançamentos, 4 Exposição, 6 editoras e 8 Clubes do livro.
A comunidade escolar conquistense também será envolvida nos projetos que compõem a FliConquista, com oficinas e vivências literárias, além do fomento à produção autoral pela juventude promovido pela FliConquista.
A abertura será conduzida pelo renomado advogado e historiador Ruy Medeiros, que propõe uma intersecção entre os temas que costuram a nossa Feira Literária, com a conferência “Ideais da liberdade da Bahia na obra de Camillo de Jesus Lima”.
Integram a programação de conversas e mesas literárias Daniel Munduruku, que orienta os caminhos entre literatura, liberdade e as tradições ancestrais de oralidade; Jean Wyllys propõe ao público uma conversa com o tema “O que não se pode dizer” e Lívia Sant’Ana Vaz, por sua vez, fará a convergência entre Literatura, Liberdade e Justiça, destacando os enunciados femininos.
Os espetáculos musicais ficam por conta de Zezé Motta, com o show “Atendendo a pedidos”; Gean Ramos Pankararu, apresentando “Se Orú Obaí”, além de Gutemba, Ana Barroso e Grupo Pau de Arara.
Na abertura da FliConquista, teremos o show ‘Destino de Cigarra’ com Gutemba, uma homenagem ao nosso escritor homenageado Camillo de Jesus Lima. Este projeto lítero-musical é uma jornada única, onde Gutemba musicaliza os textos poéticos do poeta, ampliando e incentivando nossa formação cultural.
Outro dos destaques é a exibição inédita em Vitória da Conquista da “Ópera Fantasia Leiga Para um Rio Seco”, uma composição de Elomar Figueira e regência do maestro João Omar.
Nossas portas estão abertas para o público infantil com a FliConquistinha, espaço integralmente destinado aos pequenos, com contação de histórias e oficinas.
Historiadores, pesquisadores, professores e artistas também contribuirão para o debate, oferecendo uma rica diversidade de perspectivas.
Todos estão convidados a participar da FliConquista, um encontro intergeracional, de legados e utopias, onde as palavras se unirão à liberdade.
O evento é realizado pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
SERVIÇO: FliConquista – Feira Literária de Vitória da Conquista
Quando: 15 a 19 de novembro de 2023
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Contato: fliconquista@gmail.com
Apoio: Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil