fbpx

Fórum Baiano de Bacias Hidrográficas realiza reunião em Salvador

O Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) promoveu a 27ª Reunião Ordinária para falar sobre temas pertinentes à gestão dos recursos hídricos na Bahia.

O encontro reuniu os membros, representantes de órgãos estaduais e convidados, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na última semana.

O primeiro dia de atividade contou com a realização da palestra “Riscos Hidrogeológicos”, com o superintendente de Defesa Civil da Bahia, Osny Bomfim.

Durante a apresentação, ele destacou a importância da atuação de forma preventiva frente às necessidades no cenário ambiental, a exemplo da gestão de desastres.

O técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Pereira, falou das alterações dos limites municipais redefinidos pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Planejamento e orçamento para elaboração dos planos de bacias hidrográficas nos CBHs: PIJ, Leste, Entorno do Lago de Sobradinho e FRABS.

Na ocasião, o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema,

No segundo e último dia, a reunião começou com a apresentação sobre o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, feita pela assessora do Gabinete da Sema, Maiana Pitombo.

Posteriormente, a secretária executiva dos Comitês do Inema e representante da comissão, Thamires Gomes, falou sobre a realização do III Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (ECOBA) e III Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas de Alagoas, Bahia e Sergipe (ALBASE).

Porém, para a coordenadora geral do FBCBH, Ana Odália Sena, a reunião é um momento crucial para compartilhar conhecimentos entre os membros

Assim como discutir as demandas pertinentes aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia.

Além disso, tivemos várias palestras importantes e também a questão desse entrosamento, de entender como é que está cada comitê.