Fundação Pública de Saúde celebra formatura de novos médicos especialistas

Fundação Pública de Saúde celebra formatura de novos médicos especialistas pelo Programa Municipal de Residência Médica

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista realizou, na noite de sábado (22), a cerimônia de formatura dos novos médicos especialistas formados pelos Programas de Residência Médica.

No total, nove profissionais receberam seus certificados nas áreas de Psiquiatria, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, além de Comunidade e Saúde da Família.

Durante a cerimônia, o médico ginecologista e obstetra recém-formado, João Guilherme Neves, fez questão de ressaltar a importância do Hospital Esaú Matos em sua trajetória.

“O Esaú, independentemente de qualquer dificuldade, sempre foi uma grande escola.

Profissionais excelentes me acolheram desde os tempos de interno e durante a residência também, e eu tenho certeza de que essa experiência foi fundamental para minha formação”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, representou a prefeita Sheila Lemos na cerimônia.

Na oportunidade Fernanda lembrou do papel da gestão no fortalecimento da residência médica.

“Momentos como este nos deixam muito felizes, pois a qualificação dos profissionais reflete diretamente na melhoria dos serviços prestados à população e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

O coordenador municipal da Comissão de Residência Médica, Pedro Costa, relembrou o histórico de sucesso da Residência Municipal, que há mais de 20 anos forma profissionais qualificados, tornando-se referência.

“Hoje, temos todas as vagas da residência preenchidas, e isso é motivo de orgulho.

As pessoas escolhem fazer residência aqui. Para nós, é motivo de muito orgulho ver nossos ex-residentes se destacando no mercado de trabalho “.

Na ocasião, a diretora-geral da Fundação de Saúde, Ceres Costa, expressou sua alegria, pois, momentos como esse comprovam a importante contribuição do Hospital Municipal Esaú Matos na formação de novos médicos especialistas.

“É uma grande honra testemunhar o impacto positivo da residência médica na qualidade do atendimento à população.

Com esse investimento na formação, temos a certeza de que estamos fortalecendo e tornando o SUS cada vez mais acessível para todos”, ressaltou.

Os Programas Municipais de Residência Médica, reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica, têm como objetivo proporcionar a especialização de médicos por meio da formação em serviço, com foco nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trata-se de uma modalidade de ensino pós-graduado que inclui atividades teóricas e práticas realizadas no Hospital Municipal Esaú Matos e em outras unidades de saúde da rede credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Rede Estadual de Saúde Mental.

CRESOL