Fundo de Cultura movimenta a Bahia em março
“Iniciamos 2016 com essa importante contribuição para a dinamização dos espaços culturais baianos. Estamos movimentando tanto os centros tradicionais de cultura [quanto] outros espaços menos convencionais, como terreiros de candomblé, centros de esportes, aldeias indígenas, escolas e mercados”, ressalta o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.
O FCBA é um mecanismo de fomento do Governo do Estado, através das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz-BA) e de Cultura (Secult). Um destaque da programação é a 5ª edição do ‘Cine Kurumin’ que terá exibições na aldeia Tumbalalá, em Abaré, município do Vale São-Franciscano, entre os dias 26 e 28 de março.
Improvisação
Já o projeto ‘Estórias com Magia’ vai realizar contação de histórias, apresentações circenses e oficina de Malabares, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador, no próximo dia 20. Na véspera (19), o projeto ‘Ilha da Música – Arte e Cultura’, em Itaparica, a Banda Mirante e o grupo Matita Perê se apresentam.
Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical, que buscam promover intercâmbios e aprendizado musicais, acontecem em Salvador, até sábado (12), e em Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de 21 a 26 de março.
O Centro de Cultura de Alagoinhas (região nordeste), espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), recebe sessões de filmes e workshop do projeto ‘Cine Avuadora’, realizado pelo Coletivo Urgente de Audiovisual, nos próximos dias 27 e 28. O objetivo é apresentar filmes independentes e aproximar o público de produções que têm espaços de exibição restritos a festivais. Confira outros projetos e informações sobre o Fundo de Cultura no site da Secult.