Garis defendem melhores condições de trabalho
A categoria reivindica melhorias salariais e equipamentos de segurança e saúde no trabalho
A Câmara de Vereadores realizou audiência pública reclamando melhorias nas condições de trabalho dos profissionais que atuam na limpeza do município. Foram apresentados os problemas da profissão e medidas que redução dos riscos enfrentados durante suas rotinas de trabalho.
O requerente da audiência, vereador Gilzete Moreira (PSB), destacou a relevância dos serviços prestados pelos profissionais que cuidam da limpeza no município. “É uma alegria poder homenagear esses homens valorosos da nossa cidade, que têm feito um excelente trabalho. Muitas vezes vocês passam despercebidos pelas pessoas, mas a nossa Casa reconhece a enorme importância de todos para nossa cidade”.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista/Sinserv, José Marcos, disse sentir orgulho em falar de uma categoria que tanto trabalha pela cidade, ressaltando que a administração do município é de responsabilidade do prefeito, mas quem trabalha para deixar a cidade limpa é o gari. Falou dos avanços conquistados para a categoria e a importância do trabalho destes profissionais. Destacou ainda que na pauta de reivindicações apresentada ao Governo Municipal solicitou para a categoria protetor solar e fardamento adequado, e que tais pontos serão atendidos, pois o secretário garantiu tais itens estão sendo providenciados.
O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza/Sindlimp, Luciano Sousa Almeida, falou sobre dois acidentes que aconteceram recentemente em Vitória da Conquista e se mostrou preocupado. “Precisamos juntos buscar políticas de segurança para esses trabalhadores. Venho aqui pedir ao secretário de Serviços Públicos para que notifique toda a população para que tenham cuidado com os seus lixos”. Luciano Sousa ainda afirmou que as pessoas devem ter respeito pelos garis, descartando com cuidado seus lixos, e tratando os profissionais com cordialidade.
Edson Conceição, diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores em Limpeza/Fetralimp, e representante do vereador de Salvador, disse que os trabalhadores devem ser identificados como agentes de limpeza ambiental. Destacou ainda o poder de voto da categoria, quando elegeu o vereador Cuíca em Salvador, como o segundo candidato mais bem votado. Enalteceu a profissão e disse que é necessário que a categoria tenha orgulho do trabalho que desenvolve.
O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza/Sindlimp, Airton Brito Santos, afirmou que o Sindlimp vem buscando melhorias desde o seu surgimento, e agradeceu a homenagem aos garis. “Vamos continuar lutando para que esses profissionais conquistem melhores condições de trabalho”.
Segundo o gerente regional da Torre Empreendimentos, Paulo Campos, as lutas dos garis foram importantes na conquista de muitas garantias. “A empresa tem se preocupado com segurança desses profissionais, temos realizado treinamentos e contamos com uma profissional voltada para segurança do trabalho. Na medida do possível temos o desejo de atender às demandas dos garis”.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Elvio Dourado, classificou a profissão de gari como uma das mais importantes para a sociedade. Segundo ele, a secretaria da qual faz parte procura perceber as necessidades dos profissionais e evitar que injustiças sejam cometidas. “Temos tentado fazer uma campanha de conscientização durante os mutirões de limpeza nos bairros, para falar sobre a importância da coleta seletiva e de as pessoas evitarem o descarte de materiais perigosos sem qualquer cuidado”. O secretário ainda fez um apelo para que a Câmara seja uma parceira, e afirmou que a Prefeitura vem fiscalizando os serviços prestados pela Torre, e investindo em melhorias na limpeza da cidade, bem como na qualidade do trabalho dos garis.