Governador inaugura indústria: processar frutas
Fotos: Manu Dias/GOVBA
Ainda na região foram entregues uma ambulância, uma viatura e uma máquina agrícola no município de Bom Jesus da Serra. “Estou vindo a Mirante e a Bom Jesus da Serra com alegria por atender a demandas dos moradores, como as da agroindústria, da ambulância e da viatura que ajudam a melhorar a vida das pessoas na região”, disse Wagner.
Localizado em um polo regional de produção de umbu, o município de Mirante recebeu investimentos de R$ 3 milhões do projeto desde 2011. Os recursos são destinados a obras, equipamentos e assistência técnica para o fortalecimento da cadeia produtiva caracterizada pela atividade familiar. Os produtos e derivados de frutas da região – umbu e ‘maracujá do mato’ – saem da unidade na forma de diversos produtos e derivados para comercialização tanto para indústrias de polpas e sucos quanto para o consumidor final, com a marca Imbuira.
Valor agregado
De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo, o valor agregado ao produto e a auto-sustentabilidade são pilares do modelo adotado nas três agroindústrias, incluindo a de Mirante e mais duas em Manoel Vitorino – uma a ser inaugurada em setembro. “A partir de agora, a meta é que, em um ano e meio, os produtores sejam capazes de manter e ampliar o negócio como qualquer outro da economia de mercado”.
Executado por meio da CAR, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), o Projeto de Desenvolvimento das Áreas mais Carentes da Bahia – Gente de Valor – resulta da parceria entre o governo estadual e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A iniciativa já beneficiou mais de 12 mil famílias de agricultores familiares em 34 municípios do semiárido baiano. Além da assistência técnica e do apoio a cadeias produtivas, a exemplo do umbu, as ações beneficiam a população também nas áreas de segurança hídrica, pequenas criações, apicultura e horticultura.