fbpx

Nota de Falecimento: Presidente da FIEB

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos o falecimento do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Cavalcante Farias, aos 67 anos,
nesta quarta-feira (05.11). Carlos Gilberto Farias encontrava-se internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 16 de outubro, onde foi submetido a uma cirurgia que evoluiu para um quadro de infecção.

Natural da cidade de Quebrangulo, no estado de Alagoas, Carlos Gilberto Farias era engenheiro agrônomo, formado pela Escola de Agronomia do
Nordeste da Universidade Federal da Paraíba. Filho de Gilberto Lopes de Farias e de Joselita Holanda Cavalcante de Farias, era casado com Elisabeth Farias e deixa três filhos e netos.

Empresário bem sucedido do ramo do agronegócio, fundou a Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, com sede em Juazeiro (BA), da qual foi diretor-superintendente de 1974 a 2008, ano em que passou a ocupar a diretoria institucional.

Eleito em 28 de janeiro de 2014 para a presidência da FIEB e do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), assumiu a direção das duas entidades em 10 de abril, dando início a um forte programa de interiorização e de apoio às micro e pequenas empresas industriais.

Em sua trajetória, destaca-se a participação em entidades governamentais e de classe. Era presidente do Sindicato da Indústria de Produtores de Açúcar e Álcool do Estado da Bahia desde 1990; presidente do Conselho das Agroindústrias do Brasil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e delegado efetivo do Conselho de Representantes desta instituição; além de presidente da União dos Irrigantes do Sub-Médio São Francisco.

Carlos Gilberto Farias era também membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e do Comitê
Técnico Consultivo para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada do Ministério da Integração Nacional. No âmbito estadual integrava, como
membro titular, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, o Conselho Deliberativo do Sebrae e o Conselho de Ciência e Tecnologia. Sistema FIEB.

Jaques Wagner lamenta morte de presidente da FIEB

O governador Jaques Wagner lamentou, nesta quarta-feira (5), o falecimento do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Farias.“A Bahia está de luto com a perda deste grande empreendedor. Desde que assumiu a FIEB, há pouco mais de seis meses, Gilberto Farias procurou trazer dinamismo à instituição, buscando maior valorização para os pequenos e médios empresários da capital e do interior do nosso estado”, lembrou Wagner.O governador destacou ainda o seu empenho na articulação com o Governo do Estado e entidades empresariais visando a atração de novos investimentos e a interiorização das indústrias, para a o fortalecimento do setor na Bahia. “Ele vinha cumprindo todos os compromissos assumidos durante a sua posse na Fieb e dando contribuições significativas para alavancar o desenvolvimento industrial. Foi com muita tristeza que tomei conhecimento da sua morte. Minhas condolências à família, amigos e aos integrantes da Federação”, disse o governador.

Carlos Gilberto Farias, faleceu na tarde desta quarta-feira, em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de complicações de um câncer.

Sebrae Bahia emite nota oficial

“É com muito pesar que o Sebrae Bahia lamenta o falecimento do Dr.  Carlos Gilberto Farias, Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia e também Vice-Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia. 

A Bahia perde um importante líder empresarial, que muito contribuiu para o Desenvolvimento Econômico e Social do Estado à frente de uma das mais importantes indústrias do segmento sucroalcooleiro, a Agrovale, e, mais recentemente, vinha de forma bastante proativa implementando um importante Programa de Desenvolvimento Industrial voltado para as Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais através do Sistema FIEB, em parceria com o Sebrae.

Externamos à família do Dr.  Carlos Gilberto Farias o nosso mais profundo pesar e solidariedade, extensivo também à toda Diretoria e Colaboradores do Sistema FIEB”.